A Assembleia Itinerante está em Icapuí, no Litoral Leste do Estado, nesta segunda-feira (22/05) onde permanece até o dia 25, quando acontecerá a realização da sessão plenária. No primeiro dia de evento, a população teve acesso a vários serviços oferecidos por órgãos da Casa Legislativa e por instituições parceiras, além de palestras e atrações do Festival de Arte e Cultura, promovido pelo Instituto Future que será realizado no período da noite. As ações acontecem na Praça Central Adauto Róseo, no centro da cidade.
De acordo com Luiza Martins, secretária executiva do Conselho de Autos Estudos e Assuntos Estratégicos da Assembleia Legislativa do Ceará, o projeto Assembleia itinerante tem objetivo estruturado num modelo em três pilares voltados à cidadania: feira de serviços, formação educacional e valorização de arte e cultura.
“Estamos na sexta edição da Assembleia Itinerante que é realizada neste formato, agregando serviços de cidadania às atividades legislativas e que visa aproximar o Poder Legislativo à toda população do Estado. Com isso, os profissionais da Casa realizam ações de saúde como, por exemplo, atendimento psicológico, fonoaudiólogo e políticas públicas para as minorias”, destaca.
Para a secretária de Cultura e Turismo de Icapui, Riana Rocha, esse movimento é de grande impacto para o local, principalmente, porque todos os olhos se voltam a Icapuí, fomentando assim, toda uma cadeia. “Só temos a agradecer a Assembleia Legislativa do Ceará por escolher essa ação em nosso município, pois os maiores beneficiários são os moradores de toda essa região”, finaliza.
AÇÕES
Durante esta semana os moradores da macroregião Leste do Estado, que contempla os municípios de Itaiçaba, Jaguaruana, Fortim, Aracati, Beberibe e Icapuí, participarão de oficinas, palestras, rodas de conversa e cursos. Através do Caminhão do Cidadão, recebem orientações de como proceder na retirada de documentação como por exemplo, CPF, RG e segunda via de RG.
A dona de casa, Regina Lúcia Carneiro Barbosa, aproveitou a oportunidade e trouxe a filha, menor de idade, para retirar o seu primeiro RG. “Se não fosse essa ação aqui em Icapuí, provavelmente eu não teria a oportunidade de retirar o registro da minha filha neste momento”, declarou.
No local, há também um stand do Corpo de Bombeiros, auxiliando na informação e prevenção dos serviços da instituição. O tenente coronel Giuliano Rocha, que coordena a equipe da Primeira Companhia de Comando de Bombeiros da Capital, informou que na ação há exposição de material da corporação que, segundo ele, gera uma curiosidade a cerca da profissão.
“As pessoas tem muito apreço pela nossa atividade. Segundo pesquisa, recente, 97% da população confiam e depositam credibilidade à nossa instituição. Então, transformamos essa confiança para dar orientações em caso de emergências pré-hospitalares, o que fazer em caso de acidentes e de salvamento aquático”, acrescenta.
Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) faz uma ação de educação no trânsito para crianças, jovens e adultos tiram dúvidas sobre os serviços do órgão e educação no trânsito, principalmente referente ao Maio Amarelo, chamando a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
“As ações que ocorrem na Assembleia Itinerante em Icapuí estão voltadas para a segurança no trânsito, principalmente neste mês de maio, quando alertamos sobre o número alto de acidentes. Temos aqui uma maquete simulando as vias de uma cidade, para crianças, e óculos, para adultos, que simulam o uso de bebidas para trabalhar e conscientizar a população a não ingerir bebidas e dirigir”, destacou a agente do Detran, Rebeca Cruz.
cursos de gastronamia ofertados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) – Foto: Júnior Pio
OFICINAS
Além dos serviços prestados pela Assembleia, a população icapuiense participou de duas oficinas na cidade. A primeira, pela manhã, foi a oficina de atendimento ao turista para meios de hospedagem, barracas de praia, restaurantes, bares e lanchonetes, promovido em parceria com o Sebrae.
Para a facilitadora da oficina, Betiane Campos, a iniciativa do legislativo cearense, através da Itinerante, serve como uma troca de informações. “Por um lado, o poder público conhece a realidade dos cidadãos dos municípios menores e a população que, por muitas vezes, acha distante o vínculo com o deputado estadual, acaba mostrando as dificuldades e estreitando laços com o legislativo”, conta.
Na segunda oficina, foram ofertados cursos de gastronamia, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senai) no CEI Ângela Maria de Góis, no centro de Icapuí. Pela manhã, cursos de biscoitos finos e, a tarde, docinhos clássicos e gourmets.
De acordo com o facilitador do curso, Deni Lobato, essa aproximação com os alunos do interior do Estado leva mais tecnologia, profissionalismo e capacitação onde, muitas vezes, estaria distante da realidade dos moradores destas regiões. “Esse momento é oportuno para o aluno entender e compreender a necessidade do aperfeiçoamento antes de começar a produzir um produto de qualidade”, revela.
A Assembleia Itinerante continua até a quarta-feira (24/05) com os serviços, palestras, cursos e com o Festival de Arte e Cultura, que tem a participação de artistas da região na Praça Central Adauto Róseo, no centro de Icapuí. Já na quinta-feira (25/05) será realizada a sessão plenária, na Câmara Municipal do município, com transmissão pela TV Assembleia e pelas redes sociais da Casa.