Na última sexta-feira (10/2), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) recebeu profissionais do IEL Amazonas em visita de benchmarking. O objetivo da visita era conhecer os programas desenvolvidos no Ceará e trocar experiências e ideias para elevar o desempenho do Instituto no Amazonas. Participaram do encontro o profissional de suporte operacional, Jarly Michel Aquino da Silva, e o psicólogo de recrutamento e seleção do IEL Amazonas, Almir Feitosa Pereira. Eles foram recebidos pelo analista de Trilhas de Carreiras do IEL Ceará, Marcelo Sobreira, pelo analista de inovação do IEL Ceará, Moésio Bastos, pelo head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Fábio Braga, e pelo community manager do Hub, Fernando Niemeyer.
Jarly Michel explicou que atua na área de pós-graduação, mas está se preparando para começar a trabalhar com inovação. Segundo ele, o que mais chamou sua atenção foi a forma como o Hub de Inovação se articula com o ecossistema local e desenvolve as startups, fazendo a conexão com a indústria. O programa de Orientação Profissional e de Carreira, desenvolvido pelo IEL Ceará na Escola SESI SENAI, pioneiro no Brasil, também foi alvo de elogios.
“Nós temos metas bastante desafiadoras. Acredito que todos os regionais podem aprender uns com os outros e se ajudar para cumprir essas metas. Dependendo da região, tem alguns produtos que são maduros que os outros, então você vai buscar as melhores práticas daquilo que está funcionando, do que está dando certo. Apesar das diferenças, a gente tem muitas semelhanças. Se a gente se une, a gente aprende e bate as metas. E o principal: com essa troca, a gente pode tornar a marca das nossas federações e do IEL mais fortes a nível nacional”, afirmou.
Para Almir Pereira, a maneira como o IEL Ceará trabalha a inovação é um grande diferencial do Ceará. “Pelas iniciativas que conhecemos, o Ceará tem uma atuação muito forte junto às empresas com inovação. Vamos beber dessa fonte porque queremos emplacar, neste ano, a inovação nas empresas amazonenses. Também percebemos que há um relacionamento muito próximo com os clientes que faz com que eles enxerguem o IEL e sintam a presença do IEL junto a elas”, destacou o psicólogo.