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Em mais uma iniciativa fruto da parceria com o Sebrae, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará) lançou nesta quinta-feira (20/02), na Casa da Indústria, o projeto Impulso Digital com o objetivo de aprimorar a gestão das empresas participantes por meio de Business Intelligence (BI), preparando seus líderes e gestores para a tomada de decisões mais estratégicas, de acordo com as metas e os objetivos do negócio. O projeto contempla seis empresas e irá entregar consultorias personalizadas ao longo de quatro meses, além de um dashboard pronto para uso.
O head do Hub de Inovação do IEL Ceará, Moésio Bastos, deu as boas vindas às empresas e explicou todas as etapas do projeto, que terá como foco quatro áreas-chave: gestão estratégica, comercial, finanças e operações. Ele resumiu que a ideia do projeto é trabalhar a importância dos dados dentro das empresas, mostrando como elas podem avançar ao aproveitar dados que já são gerados diariamente no negócio.
“Esses dados, se coletados e processados corretamente, permitem que as empresas gerem insights, otimizem o desempenho e testem novas estratégias, gerando uma base sólida para a tomada de decisões que levam ao crescimento sustentável e a um aumento da lucratividade”, afirmou.
O consultor Fabrício Viana irá conduzir o trabalho e, durante a abertura do projeto, fez um alinhamento conceitual com as empresas. De acordo com ele, o primeiro passo é ter clareza sobre os objetivos do negócio. Também é importante a definição de indicadores-chave de desempenho (ou KPIs) porque eles ajudam a medir e analisar o uso de dados e informações de uma organização. É por isso que a definição dos KPIs é o ponto de partida da consultoria. “Hoje, a empresa que não tem uma gestão de KPIs muito bem alinhada está fadada a ficar para trás”, enfatizou.
Uma das empresas que irá participar do projeto é a Laduna, uma indústria de confecção de pequeno porte focada em moda feminina plus size. A empresa existe desde 2016, mas os empresários Rogério Frota e Patrícia Benevides Frota atuam na área há mais de 20 anos. Segundo Rogério, ao longo desses anos, o setor vem passando por muitas mudanças e a concorrência é cada vez mais acirrada, o que exige que as empresas estejam aptas a tomar decisões mais estratégicas para se diferenciar.
“Quando recebemos o convite para participar do projeto, ficamos curiosos e com uma boa expectativa. Mas, hoje estava chovendo, e quase a gente desistiu de vir. Ainda bem que viemos porque pudemos entender que é o que realmente a gente precisa. Hoje em dia a concorrência é muito grande, as coisas evoluem muito rapidamente, então precisamos organizar os nossos dados, que hoje estão muito soltos, para tomar melhores decisões. Antes, era tudo muito no feeling, mas hoje em dia não podemos mais trabalhar assim”, afirmou.
A empresária Renata Benevides Frota acrescenta que o uso de dados e análises em vez de intuição para a tomada de decisões será fundamental para o crescimento da empresa. “Eu vou dar um exemplo de uma dor de cabeça que a gente teve no começo deste ano. Eu precisava da informação de quanto a empresa lucrou no ano passado, mas quando verifiquei a receita e a despesa, percebi que a despesa estava mais alta que a receita dentro do sistema. Isso não estava batendo com o nosso caixa, ou seja, o sistema não estava sendo alimentado corretamente. Naquele momento, pensei imediatamente que estávamos precisando de uma consultoria, mas não tínhamos condições de pagar. Então, felizmente, surgiu essa oportunidade do IEL e do Sebrae e vamos receber essa consultoria sem precisar pagar nada. É uma porta estratégica que se abriu pra gente e que vai mudar a nossa empresa, com certeza”, declarou.