A Prefeitura de Sobral, por meio Secretaria dos Serviços Públicos (Sesep), abriu o processo seletivo simplificado para a contratação temporária e formação de cadastro de reserva de 1.000 operadores de limpeza e serviços urbanos para atuar no município de forma emergencial, com o objetivo de, além de promover a limpeza pública, combater a proliferação do novo coronavírus em locais com grandes fluxos de pessoas e também lutar contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, por meio do site da Prefeitura de Sobral. O processo seletivo acontecerá em uma única fase: avaliação curricular, que compreende a análise, avaliação e pontuação de documentos. A contratação tem duração de um mês, podendo ser prorrogada a critério da administração pública.
Entre os requisitos básicos para aprovação estão, além da aprovação na seleção, ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações militares (quando do sexo masculino) e eleitorais (ambos os sexos), estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos, ter 18 anos de idade e residir em Sobral. O aprovado deve apresentar, ainda, o número de inscrição do programa de integração social (PIS), RG, CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social, comprovante de endereço e título de reservista.
A Prefeitura ressalta que será excluído da seleção pública o candidato que, entre outros motivos, estiver recebendo o auxílio emergencial do Governo Federal ou que se encaixem no grupo de risco da Covid-19. Não serão permitidas as inscrições de candidatos com idade igual ou superior a 60 anos, com comorbidade, de gestantes e lactantes ou de portadores de doenças crônicas e respiratórias ou comprometedoras de imunidade.
Cronograma
29 de maio a 3 de junho – Inscrições
4 de junho – Resultado preliminar
Dia 5 – Interposição de recursos
Dia 8 – Divulgação do resultado final e do local para entrega de documentos
De 9 a 12 – Contratações dos aprovados
Dia 15 – Início das atividades
mais informações no site da prefeitura de Sobral.