Uma estrutura moderna e com novos laboratórios à disposição da indústria e da academia cearenses. Este é o Instituto de Tecnologia SESI SENAI, localizado em Maracanaú, que recebeu, nesta segunda-feira (11/03), o nome do Prof. Ariosto Holanda. A cerimônia de inauguração teve a condução do Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que entregou à esposa de Ariosto Holanda, Sra. Olga de Castro Holanda, e ao filho, Paulo André Holanda (também Superintendente do SESI Ceará e Diretor do SENAI Ceará), uma placa de homenagem.
“O Sistema FIEC, através do SESI e do SENAI Ceará, tem investido forte na estruturação de uma rede de equipamentos que possa dar à indústria cearense todas as condições necessárias para que ela dê o salto de qualidade, de eficiência e de competitividade que o momento exige. O Instituto de Tecnologia SESI SENAI Professor Ariosto Holanda, é um dos bons exemplos desse compromisso assumido e que estamos seguindo à risca”, disse Cavalcante, ao contabilizar que, nos últimos quatro anos, foram investidos mais de R$20 milhões nesta estruturação.
O Presidente da FIEC relembrou que o número de laboratórios da rede SESI SENAI Ceará foi ampliado, de 146 para 303, nos últimos quatro anos. E citou a entrega, ainda este ano, de mais 18 novos laboratórios, na ordem de R$15 milhões, além da nova Escola SESI SENAI de Maracanaú, prevista para ser inaugurada em setembro, com capacidade de comportar 1.200 alunos, e que levará o nome do ex-Presidente da FIEC, Fernando Cirino Gurgel.
Além do Presidente Ricardo Cavalcante, participaram da cerimônia: o ex-Presidentes da FIEC, Roberto Macêdo e Fernando Cirino Gurgel; o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; o Secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda; o Presidente do Grupo M. Dias Branco, Ivens Dias Branco Júnior; o Prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; o Diretor Financeiro da FIEC e Presidente do Sindcarnaúba-CE, Edgar Gadelha; o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL-CE, Dana Nunes; a Gerente do CIN, Karina Frota; o Gerente do Instituto de Tecnologia SESI SENAI, Carlos Egberto Mesquita; a Sra. Olga de Castro Holanda, esposa de Ariosto Holanda; e a Sra. Marina Barroso, esposa de Paulo André Holanda.
Homenagem a Ariosto Holanda
Ao comentar a escolha do nome de Ariosto Holanda para o Instituto de Tecnologia SESI SENAI, Ricardo Cavalcante justificou o ato como uma homenagem pela temática que norteou a trajetória de Ariosto, dentro e fora da vida política – Ciência, Tecnologia e Inovação.
“Se hoje o estado do Ceará é o que é, se tem o que tem, em termos de inovação, ciência, tecnologia e educação para o mundo do trabalho, deve isto, em grande parte, ao Professor Francisco Ariosto Holanda”, disse, ao afirmar que o objetivo do Sistema FIEC, ao investir em pesquisa e constante evolução, é atender às demandas do setor industrial cearense, compreender suas necessidades e desenvolver estratégias inteligentes para tornar o
Ceará um celeiro de oportunidades para investidores.
Por orientação médica, Ariosto Holanda acompanhou a cerimônia remotamente. Mas enviou uma mensagem especial, em vídeo, relembrando um pouco de sua trajetória ao lado de nomes relevantes, ligados à indústria cearense, como Carlos Prado, Beto Studart, Luciano Holanda, Carlos Rubens, André Montenegro e Jurandir Picanço. E, em agradecimento pelas homenagens, disse:
“Devo confessar a emoção de que estou tomado. Essa emoção vem, sobretudo, da homenagem que estou recebendo. Senhor Presidente, você é uma pessoa muito generosa. A FIEC lembrará, na sua história, o nome de Ricardo Cavalcante como o do Presidente que soube inovar, que soube trazer os projetos de inovação para dentro da FIEC”.
Paulo André Holanda, que é filho de Ariosto, comentou a homenagem a seu pai em um equipamento tão importante para a indústria.
“Deus foi generoso ao permitir que eu estivesse presente nesse momento, que é um motivo de muito orgulho. Meu pai tem uma trajetória muito importante no Ceará e no Brasil. Agradeço à generosidade do Presidente Ricardo Cavalcante, que submeteu [o nome de Ariosto Holanda para o Instituto] à apreciação da Diretoria da FIEC; depois, passou pelo Conselho de Administração do SESI e do SENAI, e foi aprovado por unanimidade”, disse.
A Sra. Olga Holanda recebeu, das mãos do Presidente da FIEC, um buquê de rosas. O Gerente do Instituto de Tecnologia, Carlos Egberto, presenteou Ricardo Cavalcante, Paulo André Holanda, Ivens Dias Branco Jr. e Roberto Pessoa com um kit do Instituto. Após os discursos, houve o descerramento da placa de inauguração, da placa biográfica e do letreiro de entrada do edifício.