Na manhã desta terça-feira (16), o presidente da Aprece, Júnior Castro, recebeu, na sede da entidade, representantes do Instituto Plácido Castelo (IPC), órgão do Tribunal de Contas do Ceará (TCE Ceará). Ele recebeu o diretor-geral do Instituto, Luis Eduardo de Menezes Lima, e a Coordenadora de Gestão, Infraestrutura e Logística do IPC, Fabíola Pinheiro Donsouzis Cruz. O motivo da visita foi apresentar detalhes sobre a nova edição do TCEduc, programa de capacitação voltado para o aperfeiçoamento profissional, operacional e tecnológico dos servidores públicos municipais e estaduais, dos poderes executivo e legislativo do Ceará.
Na oportunidade, o diretor do IPC informou que, em 2024, a iniciativa não acontecerá de forma regionalizada. “O TCEduc visitará os municípios cearenses, um a um. Três equipes estarão em nove municípios por semana”, afirmou Luis Eduardo. Ele explicou que, por conta do período eleitoral, não será possível visitar todas as 184 cidades este ano, mas que em 2025 todas terão sido contempladas com a capacitação.
Os representantes do IPC informaram que, este ano, o TCEduc será iniciado em fevereiro e que acontecerá com duas salas simultâneas: uma em que serão repassadas informações sobre a Nova Lei de Licitações e outra com aula sobre Controle Social, voltado para os representantes dos diversos conselhos de políticas públicas. “Antes disso, serão lançados dois cursos à distância sobre esses temas, para que os servidores municipais possam já ter acesso ao conteúdo para só aprofundar os conhecimentos e tirar dúvidas no encontro presencial do TCEduc”, disseram.
Classificando como de extrema importância a capacitação promovida pelo TCEduc e todo o trabalho de orientação e prevenção que o TCE Ceará vem realizando ao longo dos últimos anos, o presidente da Aprece colocou a entidade à total disposição para ajudar na divulgação da iniciativa junto aos municípios e na mobilização dos gestores.