A Kokku é a única empresa de games no Brasil que participa e codesenvolve jogos conhecidos como triple A (AAA), tanto para PC como para dispositivos móveis, que são reconhecidos pela alta qualidade e pelos maiores orçamentos do mercado, em geral figurando entre os melhores do ano. Para chegar a esse ponto, porém, o caminho não foi nada fácil. A empresa começou a funcionar em 2011, em Recife (PE). Thiago de Freitas e dois amigos fizeram um acordo com uma grande editora para desenvolver jogos voltados ao público infanto-juvenil no Facebook. No entanto, o projeto foi suspenso antes mesmo de ser concluído. “Ficamos dois anos desenvolvendo o projeto, mas tivemos que deixar tudo de lado”, conta Thiago.
Foi nessa época que Thiago procurou o Sebrae para entender sobre a gestão do negócio.
“Eu não sabia o que era fluxo de caixa, planejamento de marketing e financeiro. Os cursos ajudaram bastante. Deram um norte”, explica. O problema é que a empresa estava endividada e a única solução naquele momento parecia ser encerrar o negócio. O empresário demitiu os funcionários e, como última cartada, viajou para São Francisco (EUA) para buscar clientes. “Na minha cabeça era a última chance para não fechar a empresa. Pelo contrário, eu vi durante a viagem que não estava no nível internacional. Tinha muita coisa pra aprender”, relembra Thiago.
Thiago de Freitas, CEO da Empresa de Games Kokku , a única brasileira que participa da produção de games conhecidos como triple A, que tem os maiores orçamentos da indústria.
Quando o jogo virou
Ainda nos Estados Unidos, a boa nova veio do Brasil. A Kokku havia sido selecionada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, para criar um piso interativo para o público jogar futebol na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Com a verba de R$ 130 mil, a Kokku desenvolveu o projeto, que ficou disponibilizado em cinco estádios do evento esportivo. “Com o dinheiro, montamos novamente a equipe. Foi quando entrou um novo sócio, o Manoel Balbino, e percebemos que a empresa tinha encontrado um novo rumo como prestadora de serviços e não mais como fábrica de produtos novos”, conta Alberto Lopes, sócio e VP de produção da Kokku.
Recife (PE) 24/02/2022 -Alberto Lopes, VP de Produção da Empresa de Games Kokku. Foto: Gil Vicente/ASNFoto: Gil Vicente/ASN
O recurso do projeto foi suficiente para manter a empresa por um ano. E, mais uma vez, Thiago foi para o exterior em busca de clientes. Num evento no Canadá, ele conheceu a Guerrilla Games, da Holanda. Foi aí que a Kokku foi convidada para ajudar no desenvolvimento do jogo Horizon Zero Dawn. A empresa foi a primeira no país a trabalhar em um projeto com um dos maiores orçamentos do setor de games, o que chamou a atenção do mercado mundial. O projeto também levou a Kokku a migrar de micro para empresa de médio porte.
Equipe da Empresa de Games Kokku, a única brasileira que participa da produção de games conhecidos como triple A. Fotos Gil Vicente/ASN
A pandemia impactou de forma positiva o negócio: pois com as pessoas em casa, aumentou a demanda por novos jogos. Foi um momento de crescimento. Hoje com 100 colaboradores, a Kokku deixou de ser prestadora de serviços para tornar-se coprodutora e codesenvolvedora de grandes títulos mundiais em parceria com as maiores empresas de jogos do mundo. E vem mais por aí: a empresa vai lançar até o início de 2023 mais dois títulos AAA para celular, já criou um departamento voltado para Metaverso e pretende abrir filial em outras regiões do país.
Manoel Neto, VP de Tecnologia, Alberto Lopes, VP de Produção, Gerson Lima Neto, VP Financeiro e Thiago de Freitas, CEO da Empresa de Games Kokku, a única brasileira que participa da produção de games conhecidos como triple A. Fotos Gil Vicente/ASN
Esta reportagem faz parte da série de lançamento da nova Agência Sebrae de Notícias (ASN). Desde 1º de junho, o principal portal brasileiro voltado ao empreendedorismo está de cara nova: mais atraente e moderno, com navegação interativa e multimídia. O lançamento marca o aniversário de 20 anos da ASN e faz parte das ações em comemoração aos 50 anos do Sebrae. O novo projeto gráfico permite visualizar com facilidade os diversos conteúdos produzidos especialmente para o portal: notícias, séries especiais, podcasts, imagens e vídeos.
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema “Criar o futuro é fazer história”. Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.