O secretário da Regional 10 e vereador licenciado de Fortaleza, Márcio Martins, participou do retorno das atividades na Câmara Municipal, prestigiando os colegas parlamentares e reafirmando seu compromisso com a gestão do prefeito Evandro Leitão. Entre os desafios que assumiu à frente da Regional 10, um dos principais é a retomada das obras de requalificação da Lagoa da Maraponga, um importante espaço ambiental e de lazer da capital cearense.
As intervenções, que estavam paralisadas desde 2021, serão retomadas em fevereiro deste ano, conforme anunciou Márcio Martins. Ele destacou que a Prefeitura de Fortaleza e a Superintendência de Obras do Estado (SOP) firmaram uma articulação para que a requalificação finalmente saia do papel.
“A prioridade dos primeiros 100 dias de gestão do prefeito Evandro Leitão é a limpeza da cidade e a melhoria da saúde. No entanto, dentro dessa determinação, estabelecemos como meta a retomada da obra da Lagoa da Maraponga. A SOP já acatou nosso pedido de reunião, e a Prefeitura vai somar esforços para que esse projeto se torne uma realidade ainda mais significativa para a população”, afirmou.
A Lagoa da Maraponga está entre as maiores da cidade e se destaca pelo ecossistema preservado. Segundo o secretário, o espaço tem um potencial turístico e recreativo relevante, já contando com áreas arborizadas e um polo gastronômico em crescimento.
“Fortaleza tem começado a entender a importância dos parques. Não é uma tradição no Nordeste, devido ao clima, mas a natureza ali contribui, e já há um movimento espontâneo de ocupação sustentável. A obra será entregue ainda em 2025, como solicitado pelo prefeito”, garantiu Martins.
Balanço dos primeiros 30 dias na gestão da Regional 10
O secretário também fez um balanço do primeiro mês de trabalho à frente da Regional 10. Ele ressaltou que a limpeza urbana tem sido prioridade, com ações intensificadas para desobstrução de canais e preparação para o período chuvoso.
“A Regional 10 é a que possui o maior número de lagoas em Fortaleza, incluindo a Maraponga e a do Mudubim, que estão entre as cinco maiores da cidade. Já iniciamos um trabalho preventivo para minimizar impactos das chuvas, e o planejamento segue em andamento”, explicou.
Martins concluiu reafirmando seu compromisso com a população e prometeu atualizações constantes sobre as ações da Regional.