Nesta quinta-feira (10), o secretário da Regional 10 de Fortaleza, Márcio Martins, fez um balanço dos seus primeiros 100 dias de gestão, destacando resultados expressivos em limpeza urbana, articulação com outras secretarias e preparação de grandes obras, como o futuro Parque da Lagoa da Maraponga. A entrevista foi concedida ao Programa do Rubão.
“Quando cheguei à Regional, não tínhamos ainda a tão esperada autonomia, que só foi aprovada recentemente pela Câmara. Mas mesmo assim, não ficamos de braços cruzados”, afirmou Márcio. Segundo ele, uma forte articulação com pastas como Seinf, Segov e Conservação garantiu que a Regional 10 fosse uma das mais eficientes nesse período.
A Regional, que possui o maior número de canais da cidade, entregou todos limpos, o que reduziu significativamente os impactos das chuvas. Além disso, Márcio destacou que quase 80% dos 164 equipamentos públicos da Regional — entre escolas, areninhas, microparques, postos de saúde e praças — já passaram por manutenção ou limpeza intensiva.
Um dos grandes destaques é a retomada da obra da Lagoa da Maraponga, a maior intervenção prevista para a área. “Já estamos com equipes em campo fazendo a limpeza da vegetação e, ainda este mês, queremos retomar a obra, agora também com aporte direto da Prefeitura, somando-se ao recurso originalmente repassado pelo Governo do Estado”, afirmou.
Diálogo e confiança política
Apesar de ser vereador de carreira, Márcio elogiou a abertura e a confiança oferecidas pelo prefeito Evandro Leitão, ressaltando que a gestão municipal vai além de ideologias. “A cidade estava dividida e o prefeito fez um gesto político ao me convidar. E eu sigo com meus princípios, com liberdade, mas comprometido com resultados”, destacou.
Segundo ele, a população não quer saber de disputas entre direita e esquerda: “As pessoas querem ver resultado. Querem saber se tem remédio no posto, se a rua está limpa. E é isso que estamos entregando.”
Reconhecimento e presença nas ruas
Rubão citou o reconhecimento popular pelas ações no Condomínio da MRV, transformado em um novo polo de convivência e gastronomia. Márcio respondeu: “A cidade estava suja, e o prefeito foi claro: os 100 dias são para limpeza e saúde. E a limpeza é nossa missão direta. Recebemos reforço triplicado para atender essa demanda e já vemos os resultados nas ruas.”
Com uma atuação marcada pela presença direta nos bairros, Márcio enfatizou seu estilo de gestão: “Eu madrugo todos os dias, estou nas ruas. Pouco se me vê em gabinete. Esse é o papel do secretário regional: ser linha de frente.”