“As obras começaram em meados de novembro de 2019 e devem ser concluídas até o fim de fevereiro. Agora, estamos na finalização das exposições e programações”, informa. Lise Novais destaca ainda que foi realizado um pregão e o contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado em 19 de novembro de 2019. “A empresa vencedora foi André Scarlazzari Silva ME, que tem toda a especialidade no assunto”, afirma.
De acordo com o museógrafo e responsável pelo projeto, André Scarlazzari, o principal objetivo é requalificar o Malce. “Será feita uma atualização dos equipamentos eletrônicos, que já possuem mais de oito anos. Então, estamos trocando tudo por equipamentos contemporâneos. Algumas multimídias também estão sendo atualizadas e contarão com novo design”, relata. Scarlazzari também acrescenta que a iluminação do espaço – que era halógena – será substituída por luzes LED, mais modernas e econômicas.
O Malce está instalado numa área de 360m², nas dependências da Assembleia Legislativa e conta com um acervo de 2.200 peças, entre objetos, documentos e fotografias, além de duas salas de apoio para o corpo técnico. O museu disponibiliza seu acervo documental também em braile.
Considerado um dos mais modernos do Brasil no gênero, o Memorial oferece ao público um espaço lúdico e educacional, com exposição de longa duração, que relata as mudanças ocorridas no País com a chegada da Corte Portuguesa, em 1808, totalizando 200 anos de história.