
O deputado Missias Dias (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta terça-feira (11/02), o aniversário de 45 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), comemorado nessa segunda-feira (10/02), e reiterou a história da sigla e o compromisso do partido com a democracia.
De acordo com o parlamentar, o partido surgiu em um dos momentos mais difíceis da história do Brasil, que foi no período de ditadura militar, “onde os brasileiros foram criminalizados e assassinados porque tinham a vontade de (ter) um País melhor”. Ainda segundo o deputado, no ano de 1980, o PT se consolidou “para ser essa expressão de referência que venha, dentro da institucionalidade, disputar os espaços de poder dentro do nosso País”, pontuou.
O Partido dos Trabalhadores, conforme Missias Dias, deu oportunidade para os pobres, camponeses e outros estarem nos mais diversos espaços. “Sempre tivemos clareza de que lado e de que projeto estamos, que é o de defender as necessidades do povo brasileiro. Esse é um partido que foi criado de baixo para cima, a partir das necessidades dos trabalhadores e das trabalhadoras”, afirmou.
Missias Dias destacou que, segundo dados de 2024, o PT conta com mais de 1,6 milhão de filiados diretamente, com os mais distintos perfis e pautas de luta. “Um partido recheado de muitas pessoas comprometidas, aberto para todo mundo”, disse.
O deputado ressaltou também a histórica liderança do presidente Lula no PT, classificando-o como referência e apontando o compromisso do chefe do Executivo nacional com as pautas populares e em benefício dos trabalhadores e mais pobres. “Se olharmos, as maiores políticas públicas que temos hoje no Brasil vieram dos governos do PT e (foram) pensadas pelo presidente Lula”, afirmou.
O deputado De Assis Diniz (PT), em aparte, afirmou que nasceu dentro do PT, no movimento estudantil, depois no movimento operário e agora no Parlamento. Ele destacou ainda a importância da história da sigla e da esquerda. “São sentimentos e valores pautados por princípios. O PT nasce desse sentimento de resgate de um pacto que se pode constituir na construção da cidadania”, disse.
O deputado Salmito (PSB) apontou a importância histórica do PT para a história política brasileira. Para ele, o partido nasceu da sociedade brasileira e não de um cartório, como formalidade burocrática. “É um partido que nasceu da organização da sociedade, seja dos trabalhadores do movimento sindical, dos estudantes, das igrejas que defendem a emancipação e a dignidade humana como um princípio da teologia cristão. É esse tripé que deu origem a um dos partidos mais organizados, que nascem da organização social”, avaliou.
Já a deputada Jô Farias (PT) afirmou que escolheu o PT para se filiar por acreditar na ideologia do partido, principalmente no que trata da justiça social. Segundo ela, o PT a encanta por dar oportunidades, sobretudo para os jovens, “colocando o filho do pobre e do rico no mesmo espaço”.