O Museu da Indústria, equipamento cultural do SESI Ceará e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), inaugura nesta quarta-feira (9/10) sua nova exposição: “Caminhos do Café no Ceará”. Realizada em parceria com o Sindicato das Indústrias de Torrefação e Moagem de Café no Estado do Ceará (Sindicafé), com patrocínio do Grupo 3corações através da Lei Rouanet, a exposição promove uma viagem pela origem, expansão e inovação desta bebida tão apreciada, com ênfase para sua importância cultural, social e econômica para o estado cearense.
Os visitantes da exposição poderão compreender como se deu a chegada do café ao Brasil e ao Ceará — mais de 200 anos atrás —, além da relevância econômica que a bebida trouxe ao estado durante o século XIX e o novo momento da cultura cafeeira cearense, que traz a retomada do plantio do café de sombra e a valorização de práticas ecológicas e sustentáveis em seu cultivo na região serrana.
Para o gestor do Museu da Indústria, “a exposição é como uma boa mesa rodeada de amigos, café quentinho feito na hora e uma boa conversa”. Luis Carlos Sabadia destaca ainda que o público visitante poderá desfrutar de um momento rico de aprendizado e reflexão, regado a um bom cafezinho. “Convidamos todos a tomar um café conosco e conhecer mais sobre a história da indústria no Ceará”, conclui.
Originário do continente africano, o café é hoje a segunda bebida mais consumida no mundo e está presente no cotidiano de várias culturas, relacionando-se com aspectos da tradição histórica em países como o Brasil, que teve seu desenvolvimento marcado pela produção e comercialização da bebida.