Em evento no Palácio da Abolição nesta sexta-feira (17), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, sancionou lei que autoriza o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas na rede pública de Saúde. A medida é uma das principais prioridades da gestão. A vice-governadora Jade Romero e a titular da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, participaram da solenidade.
O Plano vai dar celeridade ao andamento da fila de cirurgias eletivas formada no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio deste edital, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) vai convocar clínicas, hospitais-polo e outros equipamentos de saúde para realizar 28.976 procedimentos que não são urgentes.
As especialidades contempladas são: Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia e Vascular.
Na ocasião, o chefe do Executivo também aprovou lei que cria o programa Ceará sem Fome. “Nós temos pressa, para que nenhum irmão cearense passe mais tempo esperando cirurgia e sem comida na mesa”, disse.