Para quem vive na comunidade Rosalina, no Parque Dois Irmãos, nem o mínimo da infraestrutura das ruas está sendo garantido pela atual gestão da Prefeitura de Fortaleza. Sobram buracos, calçamento cedido, asfalto degradado, lama e esgoto a céu aberto. O candidato do PT, Evandro 13, caminhou, na manhã desta sexta-feira, 13, pelas principais ruas do bairro e presenciou a severa realidade de quem mora na região.
Carla Talissa, 32, mostrou seu apoio para a mudança de Fortaleza, A autônoma explica que seu voto é de Evandro 13, porque acredita que ele vai dar atenção às pessoas mais humildes.
“O bairro está precisando de calçamento, de asfalto. Espero que o Evandro traga melhorias pro nosso bairro, na questão de saneamento básico, de fazer o calçamento e de olhar pela nossa comunidade, porque tem muita gente necessitada. Espero que isso seja visto e que ele traga mais oportunidades de emprego e de projetos pros jovens. Uma boa escola seria muito interessante. A gente tem muita dificuldade nessas escolas da rede municipal”, reivindica.
A proposta de Evandro 13 é transformar a infraestrutura de Fortaleza. Segundo ele, é fundamental ter atenção com as ruas esburacadas e com a falta de saneamento básico na região. O plano de Evandro 13 é universalizar o saneamento e acabar com os problemas de infraestrutura.
“Eu sempre digo que a minha prioridade é a redução das desigualdades sociais em Fortaleza. Quando nós falamos em desigualdades sociais, estamos falando em políticas transversais, como educação, saúde, segurança pública e infraestrutura. Um bairro como esse requer muita atenção na questão da infraestrutura. Por aqui, existem ruas completamente esburacadas. Nós vamos fazer uma forte parceria com o Governo do Estado do Ceará e com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), pra fazer o saneamento de toda a Fortaleza. Nosso município ainda tem 33% da sua região com falta de saneamento básico”, explicou.
Ainda entre os compromissos firmados com a população, Evandro 13 assegurou que a saúde é um dos mais importantes. Ele garantiu investimento nos postos de saúde, ampliação dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) infantis e instalação de unidades para acolher e tratar crianças atípicas.
“Vamos colocar médicos e remédios nos postos de saúde e ampliar os Caps. Fortaleza tem 16 Caps. Mas apenas três deles são infantis. Nós temos que ampliar, fazendo a contratação de psicólogos e psiquiatras. Vamos implantar, também, unidades do Espaço Girassol em todas as regionais, para acolher, tratar e encaminhar crianças e jovens que hoje possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de Down”, destacou.
A dona Socorro da Silva, 60, mora na comunidade Rosalina desde que ela surgiu, na década de 1990. Ela comemorou a presença de Evandro 13, porque considera que ele dará visibilidade para a região quando for prefeito.
“Vou votar no Evandro, porque ele vai ajudar a cidade e a nossa comunidade. Esses buracos nas ruas são horríveis. Não tem água limpa que chegue por aqui. Às vezes, a gente não toma nem banho. O lodo do esgoto faz com que a gente escorregue e caia quando sai de casa. E outra coisa: o posto de saúde que tem aqui é sujo”, desabafou.