A defesa de uma habitação segura, apropriada e digna para os fortalezenses é uma garantia prevista pelo candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro 13, em sua gestão. O compromisso foi firmado pelo candidato petista, na manhã desta quinta-feira, 19, em visita às ruas do Conjunto Esperança, onde realizou caminhada. No bairro, Evandro 13 viu, de perto, as dificuldades de pessoas como Fernando Sousa de Paula, 46, operador de máquinas que sente falta de emprego e de moradia no bairro.
“Tem gente que não tem onde morar. Acho que a prefeitura poderia ajudar o povo que não tem casa. As ruas poderiam ser limpinhas e urbanizadas. A gente vê muito esgoto a céu aberto. É ruim, principalmente saber que crianças estão passando por isso”, explicou.
Além de operador de máquinas, ele trabalha como servente de pedreiro. Evandro 13 conheceu a história do morador enquanto Fernando transportava madeira para fazer uma reforma na casa da sobrinha. Há 31 anos no Conjunto Esperança, o morador conta que não abre mão de morar no bairro, mas espera novas oportunidades para quem é da região. “Se surgisse oportunidade de pedreiro aqui, construindo casa, eu, com certeza, iria querer trabalhar. Seria bom, também, para todo mundo”, afirmou.
O compromisso compartilhado por Evandro 13 é, justamente, acabar com o déficit habitacional do município. O candidato petista expressou a necessidade do povo fortalezense ter residências que respeitem e que honrem as trajetórias de lutas das pessoas mais humildes.
“É importante falar sobre a infraestrutura habitacional na nossa cidade. Fortaleza tem um déficit de, aproximadamente, 146 mil pessoas. São famílias que não têm moradia ou que têm moradia precária. Nós vamos fazer um grande programa habitacional, em parceria com o Governo Federal, com o presidente Lula e com o Minha Casa, Minha Vida. Iremos fazer o maior habitacional da história de Fortaleza. Vamos entregar 10 mil casas para diversos fortalezenses, no sentido de que eles possam ter uma moradia digna, com o respeito que merecem. Também vamos fazer um programa de recuperação, de melhorias em residências. Muitas vezes, é um banheiro, é uma cozinha que o povo necessita”, assegurou.
A autônoma Carmelita Barreto, 49, disse que tem dificuldades para enumerar a quantidade de problemas do bairro. Mas cita, como prioridades, saúde, segurança e educação. “Moro aqui há quase 30 anos. Mas nada muda. Tudo está do mesmo jeito. Vou votar no Evandro pra mudar. Temos dificuldades na saúde, na segurança e também nas escolas. Por exemplo: não temos creches para deixar as crianças. A gente precisa, por exemplo, que a nossa associação do bairro funcione e não está funcionando ainda. Não tem apoio da prefeitura. As ruas pedem socorro, porque estão muito esburacadas, com bastante esgoto”, constatou.
O plano de Evandro 13 é zerar as filas de creches do município, o que irá acontecer a partir da ampliação do número de unidades educacionais. Por meio de parceria com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), o candidato petista irá universalizar o saneamento e acabará com os transtornos provocados pela falta de infraestrutura na cidade.