
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), estará em Fortaleza na próxima sexta-feira (5) para assinar ordens de serviço que garantirão dois grandes projetos para a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Às 9h, no antigo Acquario do Ceará, ao lado do governador Elmano de Freitas e do reitor da UFC, Custódio Almeida, Camilo Santana oficializará o início das obras do novo hospital universitário no Campus de Porangabuçu e do Campus Iracema, que abrigará o Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN).
A construção do Campus Iracema será realizada pelo Consórcio LABOMAR 2025, liderado pela construtora Porto LTDA, com um investimento de R$ 113,9 milhões garantidos pelo governo federal por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras devem iniciar em até seis meses e terão um prazo total de 900 dias para conclusão.
Já o novo hospital universitário, que será parte do Distrito de Inovação em Saúde Viva@Porangabuçu, receberá R$ 150 milhões para sua conclusão, com previsão de entrega em um ano e meio. Segundo o reitor Custódio Almeida, “esse hospital prestará um imenso serviço à população, com mais qualidade de atendimento e mais conforto para os trabalhadores da saúde e para os pacientes”.
Ainda na sexta-feira, Camilo Santana seguirá para o Campus do Benfica, onde inaugurará o novo prédio do curso de Letras e Libras, reforçando o compromisso do Ministério da Educação com a expansão e modernização da UFC.