O prefeito José Sarto assinou, nesta terça-feira (25/07), a ordem de serviço para o início das obras de um posto de saúde que será construído ao lado do Residencial Cidade Jardim, sendo a primeira unidade implantada na região. A iniciativa integra o pacote de investimentos na área de saúde, anunciado pelo prefeito no último mês de abril, que prevê novos postos, reformas e requalificações de unidades já existentes em diferentes bairros da Capital, entre outras ações.
“Além desse posto próximo ao Cidade Jardim I, teremos mais um em construção no residencial Cidade Jardim II. São unidades muito esperadas pela região e, este que estamos dando ordem de serviço, vai atender cerca de 28 mil pessoas aqui da região. Essas obras fazem parte do nosso compromisso em requalificar a atenção básica de saúde do município. Ao todo, serão 96 postos reformados, sendo oito requalificados do zero, e 16 novas unidades construídas”, informou Sarto.
Galeno Taumaturgo, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também comentou sobre o andamento do pacote de requalificação da saúde municipal. “Este é um posto que contará com equipes completas, inclusive com serviços odontológicos. Isso mostra a preocupação do prefeito Sarto em requalificar a saúde municipal, restabelecendo o estoque das farmácias, requalificando e construindo diversos equipamentos e realizando a chamada de novos profissionais e de médicos. O pacote está em ritmo acelerado e devemos entregar e dar ordem de serviço para vários equipamentos em breve”.
O posto no Residencial Cidade Jardim contará com toda infraestrutura para proporcionar atendimento médico e de enfermagem, odontológico, vacinação e de outros serviços para cerca de 28 mil pessoas que residem no entorno.
O projeto prevê a criação de nove consultórios, farmácia, recepção, salas de odontologia, raio-X odontológico, esterilização, sala de curativos, coleta e vacinas, além de banheiros, copa, fraldário, ala destinada aos agentes de saúde, dentre outros espaços, totalizando cerca de 647,7 m² de área construída.
As intervenções terão duração de 12 meses e serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). O investimento realizado pela Prefeitura de Fortaleza é de cerca de R$ 4,7 milhões.
“Esse posto de saúde é parte da expansão da atenção básica da Prefeitura de Fortaleza. Este já é o segundo posto que tem ordem de serviço assinada neste segundo semestre, além disso outros 14 iniciarão em breve. O objetivo disso não é apenas aumentar a quantidade de equipamentos, mas melhorar a distribuição espacial das unidades de saúde, para melhor atender a totalidade da população de Fortaleza”, comentou Samuel Dias, titular da Seinf.