O conceito de cozinha brasileira contemporânea vai além dos sabores e se traduz também na nova ambientação do restaurante-escola do Senac Ceará, Mayú, que ampliou seu espaço e hoje comporta 110 lugares. Assinada pela arquiteta do Sistema Fecomércio, Christianne Caldas, que se inspirou na natureza e nas casas brasileiras, o espaço traz cores mais quentes, claras e aconchegantes; elementos como madeira freijó e pedras naturais; além de obras de arte assinadas por Érico Gondim, Tulio Paracampos e o mestre da cultura Espedito Seleiro. A reforma trouxe ainda o antigo bar, que ficava no hall de entrada, para a lateral esquerda, proporcionando maior conforto ao receber os clientes.
De acordo com o coordenador do restaurante-escola, Paulo Casadevall, o menu do Mayú também foi atualizado, agregando novos pratos principais e entrada. O Cogumelo do Sol e Pirão de Leite – com cogumelos curados, cebola caramelizada, pirão de leite e crocante de castanha – é uma opção a mais para os vegetarianos. Assim como a Mousseline e Vegetais, prato principal composto por mousseline de banana da terra, vegetais chamuscados, glace vegetariana, granola salgada e crocante de cogumelos. As outras opções no menu à la carte de almoço e jantar são: Ribeye de Cerdo e Camarões e Cogumelos. O menu executivo segue em vigor, de segunda-feira a sábado.
Além da carta de vinhos, os clientes do restaurante-escola podem degustar drinks que vão desde o Rabo de Galo – com cachaça, cynar e vermute tinto; até o Passion Star Martini – com licor de maracujá, sumo de limão, vodka e espumante, ou o Boulevardier – com uísque, vermute rosso e Campari; contemplando os clássicos da coquetelaria, como o Fitzgerald – com Gim, Angostura, sumo de limão e xarope simples.
“Todos os detalhes, da ambientação ao serviço, mas especialmente a cozinha do Mayú, reflete a excelência da educação profissional no segmento da Gastronomia. Nos cursos do Senac, os alunos aprendem as técnicas clássicas ao mesmo tempo em que são estimulados a aprofundar os conhecimentos sobre as raízes da cozinha do nosso país e as inovações do setor, com oportunidades de experiências no mercado que complementam a sua formação”, ressalta a diretora regional do Senac Ceará, Débora Sombra.
Cozinha brasileira contemporânea
O novo conceito foi lançado na CasaCor Ceará 2023, com a nova marca e identidade visual assinadas pelo designer Julião Jr. A inspiração está na origem do nome Mayú, palavra dos povos Tremembé do Ceará, que significa comer. Entendendo o ato de se alimentar como uma experiência sensorial rica em sabores e histórias, o restaurante-escola resgata na ancestralidade o elemento da cuia como base para sua nova marca, em seu formato orgânico e leve. A cartela de cores – em que predominam verde, vinho e laranja – remete aos insumos naturais, vinhos e ao processo de cocção.
O conceito adotado é de um local onde prevalecem a autenticidade e o bom gosto, especializado em cozinha brasileira contemporânea. Como parte do projeto desenvolvido pelo especialista Bosco Couto, o Mayú ganha uma nova ambientação, visando tornar o espaço ainda mais acolhedor. Referência em qualidade e sabor em Fortaleza, o restaurante escola se posiciona como uma casa para reunir amigos, profissionais da Gastronomia, pesquisadores, empresários e amantes da culinária brasileira, em geral.
SERVIÇO:
Restaurante Mayú
Local: Senac Aldeota – Av. Desembargador Leite Albuquerque, 700 – Aldeota.
Funcionamento: Para o almoço, de segunda-feira a sábado, das 11h30 às 15h; Para o jantar, de terça-feira a sábado, das 18h às 22h.
Informações e reservas: 85 99430-9755
Instagram: @restaurantemayu