A Ouvidoria da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) realizou 6.362 atendimentos em 2021, entre solicitações de serviços, elogios, sugestões, denúncias e reclamações. Os canais mais utilizados foram a internet e o telefone 155. Além destes, os cidadãos também utilizaram o e-mail e o aplicativo de serviços do Governo do Estado, Ceará App, para entrarem em contato com o canal de atendimento.
O coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascoi) da Sefaz-CE, Jurandir Gurgel , destaca a importância do órgão de assessoramento na relação com o contribuinte. “A Ouvidoria atua como representante dos interesses do cidadão a fim de garantir o direito à cidadania, à transparência e o exercício do controle social a partir do recebimento e tratamento das manifestações relativas às políticas e aos serviços públicos prestados pelo Poder Executivo Estadual.”
Por meio da plataforma Ceará Transparente, a Ouvidoria da Sefaz-CE efetua atendimento utilizando dois sistemas: Sistema de Ouvidoria (SOU), no qual há o recebimento de manifestações classificadas como reclamações, denúncias, elogios, sugestões e solicitações de serviços; e o Sistema de Informação ao Cidadão (SIC), que visa atender pedidos de informações referentes aos serviços da Secretaria da Fazenda.
Jurandir Gurgel observa que os objetivos da Ouvidoria para o ano de 2022 são voltados para o contínuo fortalecimento do relacionamento com a sociedade, por meio das estratégias de atendimento. “Seguindo o propósito de contribuir de forma efetiva com o planejamento e a gestão da Sefaz a partir da intermediação e informações coletadas junto ao cidadão nos canais de Ouvidoria.”
Serviço
O cidadão pode entrar em contato com a Ouvidoria da Sefaz-CE por meio do telefone 155 ou pelo site https://cearatransparente.ce.gov.br/<