Começa hoje, em Sobral, a Pesquisa de Soroprevalência da Covid-19, investigação científica sobre a transmissão do coronavírus.
O levantamento teve início em Fortaleza e é promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). A realização do estudo em Sobral é de responsabilidade da Prefeitura do município e do Instituto Opnus.
Ao todo, 900 pessoas vão participar da testagem e serão submetidas a testes rápidos e exames de biologia molecular, feitos a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta) por meio do swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas.
A equipe do Hospital Dr. Estevam (HDE) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) capacitaram 15 enfermeiros e 15 dentistas para atuar na testagem da população, além de 10 supervisores do Instituto Opnus, responsável pela pesquisa. 416 agentes de saúde da Prefeitura de Sobral também darão suporte no levantamento.
A secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria da Saúde, Magda Almeida, destaca
a importância da pesquisa para identificar a quantidade de pessoas que pode estar imune ao vírus e para definir as estratégias de combate à covid-19.