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Planejamento e criatividade podem ajudar as empresas a potencializarem suas vendas no Dia dos Pais
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A tradicional comemoração do Dia dos Pais no segundo domingo de agosto é também uma das importantes datas para o comércio brasileiro. Em todo o país, as comemorações devem ajudar a movimentar cerca de R$ 24,09 bilhões no comércio. É o que aponta o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

No Ceará, a estimativa do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC) do Sistema Fecomércio Ceará é que 47,3% dos cearenses devem presentear o pai no próximo dia 14. Desses, 72,6% dizem que darão pelo menos um presente, que, para 20,6% dos entrevistados deve custar na faixa de R$ 151,00 a R$ 200,00.

Mas as empresas que querem aproveitar a data para alavancar as suas vendas precisam de planejamento e organização. Essa é a orientação da articuladora da Unidade de Competitividade dos Negócios do Sebrae/CE, Alice Mesquita. “É importante fazer um planejamento para ter produtos alinhados com o público-alvo, lembrando que nesse caso o comprador geralmente não será o consumidor final, o que vai exigir ainda mais atenção na hora da preparação da venda”.

Segundo ela, é preciso que os empreendedores saiam do óbvio para conseguirem se destacar no mercado neste momento onde todas as empresas estarão focadas na data. “Uma forma de fazer isso é preparar produtos que encantem, despertem desejo e curiosidade e que criem experiências positivas. Isso faz com que a empresa inicie um relacionamento com esse consumidor que poderá se transformar em duradouro”.

Para atrair o cliente, segundo Alice, vale também investir em campanhas nas redes sociais com histórias que emocionam, para além da oferta dos produtos criados exclusivamente para a ocasião. “Para a loja física a decoração e um “cantinho” exclusivo para eles pode ser uma boa pedida”.

Com relação aos produtos, uma sugestão da articuladora do Sebrae é a oferta de presentes que levem os Pais até os estabelecimentos como, por exemplo, um vouche para um dia de beleza e cuidados pessoais. Outra opção, segundo ela, é a preparação de kits exclusivos que estejam integrados aos hobbys dos presenteados ou que gerem interação entre os integrantes da família, como kit atleta (vestuário, alimentação, equipamentos, etc.), kit com ingredientes para o preparo do churrasco ou almoço especial que estimule a participação de toda a família na preparação.

De acordo com Alice, a única coisa que não pode faltar para os empreendedores neste momento é a criatividade. “Há oportunidade para todos, o que vale é a criatividade na hora do planejamento para as vendas nessa importante data comemorativa”.

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