Mais reforço na segurança da Região Metropolitana de Fortaleza com a nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) implantada no município de Chorozinho. A inauguração, realizada na manhã desta terça-feira (28), contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do prefeito de Chorozinho, Júnior Castro; do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; do comandante-geral do CPRaio, coronel Klênio Sávio de Sousa; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão; e outras autoridades.
Com essa, o Governo do Ceará chega a 71 bases entregues para beneficiar a população em todo o estado. Junto à base de Chorozinho, também foi implantada a 68ª Central de Videomonitoramento.
Para o governador Elmano de Freitas, a expansão das bases e a valorização dos profissionais de segurança é um compromisso. “Isso reforça a integração e a ação mais precisa e ágil das Forças de Segurança do Estado. A localização e estrutura da base de Chorozinho é das melhores. Isso representa tranquilidade para quem trabalha o dia inteiro e não pode perder seus bens. Meu primeiro dever é defender o cidadão que trabalha muito para criar sua família, com oportunidade de educação em tempo integral e trabalho”, assegurou.
Criado em 2004, o Comando atualmente conta com duas bases em Fortaleza, 15 na RMF e 54 no Interior. São 2.932 policiais militares, com auxílio de 1.428 motocicletas e 112 viaturas.
A base do Raio em Chorozinho faz parte da estratégia de descentralizar as unidades do Comando, com foco na agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências. A estratégia está na 4ª fase de expansão, na qual são contempladas todas as cidades com mais de 25 mil habitantes.
Só a unidade de Chorozinho conta com efetivo de 23 PMs, dez motocicletas e uma viatura de quatro rodas. O 1º Tenente Antônio de Sousa Soares será o comandante da base, que está localizado ao lado do Comando Tático Rural da PMCE – sede Chorozinho.
O ambulante José Gomes dos Santos, 63 anos, comemorou o novo momento em Chorozinho. “É muito bom essa segurança. precisando”, disse José.
O secretário da SSPDS, Samuel Elânio, percebeu que a integração é essencial para a redução dos índices de criminalidade. “Esse é mais um grande avanço no sistema de segurança, fortalecendo o trabalho que já vem sendo feito pela Polícia Militar e pela.Polícia Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros”, frisou.
“A Polícia Militar está para servir à população. Esse é o nosso lema. Graças à atuação do POG [Policiamento Ostensivo Geral], da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, estamos há quatro meses sem registrar homicídio no município. O Raio está na área para manter esses números e dizer que o Estado está presente no Chorozinho. Não deixaremos quem não quer cooperar com o cidadão de bem se fixar nessa cidade”, complementou o comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Sávio.
Outro importante reforço é a central de videomonitoramento, com 15 câmeras espalhadas por todo o município de Chorozinho. Mais de 4.016 câmeras compostas como central de videomonitoramento implantadas em todo o Ceará.
O prefeito Castro Júnior afirmou que a implantação do equipamento era uma ação muito esperada pelos chorozinhenses. “Hoje, temos a oportunidade de ter essa base do Raio. Os profissionais da segurança podem contar com a nossa gestão, para que a nossa cidade ganhe em paz”, afirmou.
Lucielda Lima, agricultora, 26 anos, mora em Choro-riacho, zona rural de Chorozinho. Ela gostou das expectativas. “Vai diminuir a criminalidade e dar mais tranquilidade para nós”, avaliou.
Evandro Leitão, deputado e presidente da Alece, falou sobre como a iniciativa representou a atenção da população da cidade e visitantes. “Nosso desafio é dar continuidade esse trabalho, para contribuir com a população”, registrou.