
O prefeito de Eusébio, Acilonm Gonçalves, apontou que a sua vida de médico nunca para. “Sempre estou nas salas de cirurgias fazendo aquilo que mais amo: cuidar das pessoas. Mas, em meio aos atendimentos, tenho me deparado com um grande número de mulheres com câncer do colo de útero. E isso me apavorou!”, disse.
“Como pode um câncer ser tão comum entre as mulheres!? Pensando nisso, apresentei no plenário da Câmara Municipal de Eusébio, e foi aprovado pelos vereadores, uma iniciativa PIONEIRA NO BRASIL: Programa de Erradicação do Câncer de Colo do Útero no Município do Eusébio. Por meio desse programa, a Prefeitura de Eusébio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde ou órgão equivalente, continuará disponibilizando a prevenção de câncer ginecológico para todas as mulheres de 18 a 64 anos nas suas Unidades Básicas de Atenção à Saúde, agora com busca ativa, em periodicidade não superior ao protocolo do Ministério da Saúde”, garantiu.
“Nós temos que acabar com o HPV na nossa cidade e a maneira mais forte é a vacinação. A vacina protege contra 70 a 80% do vírus do HPV. Todas as crianças, homens e mulheres da faixa etária entre 9 e 15 anos, deverão ser vacinados contra o HPV. E, essa vacina, tem que estar na caderneta de vacinação obrigatória como tem a poliomielite, a da tuberculose. E tem mais sobre esse programa: quando a citologia oncótica oriunda da prevenção do câncer for sugestivo de HPV, já será disponibilizada pela prefeitura a vacina para esta mulher”, explicou.