
Foto: Reprodução internet
O prefeito de Eusébio, Dr. Júnior (PRD), reafirmou o interesse da gestão municipal em retomar as negociações para que o município conquiste uma faixa de praia, atualmente pertencente a Fortaleza. Isso ocorreria com a cessão da Praia da Abreulândia/Cofeco, um desejo antigo da administração municipal. A declaração foi dada durante entrevista ao podcast Jogo Político, do jornal O Povo, nesta segunda-feira (24).
“Da nossa parte, total interesse. Em nenhum momento desistimos. Existem essas tratativas, sim. Elas precisam ser retomadas agora, porque é um desejo antigo nosso”, destacou Dr. Júnior.
A Prefeitura de Eusébio argumenta que a população da área em questão já é atendida pelo município em serviços de saúde e educação, mas, administrativamente, ainda pertence a Fortaleza, influenciando na distribuição de impostos e na votação eleitoral. A proposta de redistribuição territorial já foi discutida na época do ex-prefeito Acilon Gonçalves, sugerindo que Eusébio recebesse 1,93 km² de território, incluindo 2,3 km de praia, enquanto Fortaleza ficaria com 0,15 km².
Para que a mudança ocorra, a proposta precisa ser aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará, e um plebiscito pode ser necessário. Dr. Júnior explicou que o território envolve Fortaleza, Eusébio e Aquiraz, mas como Eusébio também faz limite com Itaitinga, a negociação precisa da concordância desses quatro municípios.