
Os moradores do bairro Manoel Sátiro estão sendo contemplados com o posto de saúde Luciano Torres de Melo totalmente requalificado. A entrega, realizada nesta quarta-feira (10/04) pelo prefeito José Sarto, é a primeira dos nove postos que passam por reconstrução, como pacote de investimentos na saúde de Fortaleza, lançado pela Prefeitura em 2023. A inauguração da unidade também marca as comemorações do aniversário de 298 anos de Fortaleza.
“Nós aumentamos em 80% a área construída do posto de saúde Luciano Torres de Melo. É um posto completamente requalificado. Aqui nós temos quatro equipes de Estratégia de Saúde da Família, além de consultório odontológico, farmácia, toda a estrutura necessária para atender bem 14 mil pessoas da região”, afirmou o prefeito José Sarto.
O prefeito ressaltou que a entrega faz parte de um amplo pacote de investimentos na saúde de Fortaleza. “Em breve vamos inaugurar o primeiro de 16 postos de saúde que estamos construindo do zero, o do Carlito Pamplona, além de mais oito que estamos reconstruindo totalmente e 96 que estão sendo requalificados”, concluiu.
A estrutura do posto de saúde Luciano Torres de Melo foi ampliada, saindo de 318 m² para 580 m² – um aumento de 80% de área construída -, com investimento de, aproximadamente, R$ 2,7 milhões. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Com a reconstrução de sua estrutura física, o posto vai melhor acolher a população e os profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde da Regional de Saúde V.
O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) Galeno Taumaturgo destacou o impacto da reforma na qualidade de vida da comunidade atendida pelo posto. “O lugar é o mesmo, mas o posto é outro, porque a estrutura anterior foi totalmente demolida e ele foi reconstruído, todo novo, ampliado, melhorando a condição de atendimento dos profissionais e consequentemente melhorando o atendimento para a população”.
Segundo Marcos Pereira da Silva, diretor do posto de saúde Luciano Torres de Melo, a reforma era imprescindível. “A unidade antiga não tinha condição nenhuma de atendimento e nós ganhamos isso aqui, que para nós é uma relíquia, é um sonho grande sendo realizado, agora podemos atender com qualidade, proporcionando a assistência necessária para a população”.
A dona de casa Creusa Pereira frequenta o posto desde que ele foi construído, na década de 1990, e contou que a situação do equipamento antes da reforma era precária. “Estava muito decadente, sem manutenção, mas fizeram uma belíssima reforma, agora tem espaço para todo mundo, as salas estão bem equipadas e a gente sente que vai ser bem acolhida”, comparou.
Morando a um quarteirão do posto, a pedagoga Margarete Lobo é atendida no posto desde 1995. É na unidade de saúde que ela recebe tratamento para hipertensão, o que inclui consultas bimestrais. Para ela, a reconstrução do espaço o tornou muito mais apropriado. “Era muito acochadinho, com salinhas pequenas, tinha muito espaço na frente, espaço para trás, e faltava espaço nas salas. Agora está uma maravilha, mais tranquilo, seguro, confortável”.