
Vânia, Ana Paula, Nielly, Evaldo, Antônia, Raquel, Francisco, Maria do Socorro, Vitória e Célia. Já são 10 famílias, a maioria comandada por mulheres, com a vida transformada a partir das melhorias habitacionais promovidas pela Prefeitura de Fortaleza no bairro Siqueira. O prefeito Evandro Leitão esteve, no sábado (12/4), na Rua Silva Rocha para fazer a entrega das moradias reformadas e acompanhar as obras de outras 20 em andamento. Apenas na Comunidade Marrocos, local das intervenções, serão 354 residências beneficiadas.
Acompanhado dos secretários do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), Jonas Dezidoro, de Relações Comunitárias (Serc), André Barbosa, e Secretaria Regional 5, Jovanil Oliveira, o prefeito visitou a casa da Ana Paula, mãe de cinco filhos e da pequena Ana Liz, a caminho. Ela é vizinha da Dona Vânia, a primeira beneficiada e sonhava com a mesma transformação na casa dela. E recebeu todos os reparos necessários, para acomodar os pequenos com conforto e segurança: novo quarto, novo banheiro com caixa d’água, coberta, instalação elétrica e hidrossanitária, pia da cozinha, tanque na área de serviço, piso cimentado, reboco e pintura.
“Moradia digna não é apenas ter um teto. As pessoas precisam de infraestrutura básica em seus imóveis e é neste sentido que estamos incentivando o Programa de melhorias habitacionais da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Habitafor. Todas as famílias precisam ter conforto em seus lares para viver dignamente. Entendo que é função do Poder Público proporcionar habitação com qualidade de vida, sobretudo para quem está mais vulnerável”, assegurou o prefeito Evandro Leitão.
“Foi uma reconstrução. Meus filhos gostaram muito. E a felicidade dos meus filhos também é a minha felicidade. Eu só tenho a agradecer, primeiramente, a Deus, ao prefeito e a vocês (técnicos)”, disse Ana Paula, emocionada, ladeada pelos pequenos.
O secretário da Habitafor, Jonas Dezidoro, responsável pela condução do projeto, reforçou o compromisso da Prefeitura de Fortaleza em levar mais dignidade aos fortalezenses. “São obras que garantem reparos estruturais, construção de banheiro, ligação à rede de esgoto e, o principal, respeito aos moradores. Além do Siqueira, no Grande Bom Jardim, vamos garantir melhorias habitacionais para outros bairros de Fortaleza. É um compromisso”, assegurou.
Para André Barbosa, titular de Relações Comunitárias, também presente na entrega, “além de proporcionar uma moradia digna para as famílias, essas melhorias habitacionais estimulam o fortalecimento de vínculos sociais e a coesão entre os moradores, o que promove um senso de pertencimento”.
Melhorias habitacionais
As melhorias habitacionais promovidas pela Secretaria do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor) têm como objetivo a construção ou reparos de banheiros, instalação de barras de apoio, reparos estruturais e, em alguns casos, de caixa d’água. Entre as obras, também é feita a ligação à rede de saneamento básico, garantindo bem-estar e melhores condições de habitabilidade.
As melhorias incluem, ainda, melhorias no telhado, incluindo telhas translúcidas para aumentar a claridade nos ambientes, recuperação da fiação elétrica, portas, janelas e rebocos, além da instalação de tanques para lavar roupas e pias nas cozinhas. Inicialmente, mais de 1.600 famílias serão beneficiadas nos bairros Siqueira, Moura Brasil, Serviluz e Bom Jardim.