
O prefeito Evandro Leitão entregou, neste sábado (26/4), a reforma da Praça da Academia Cearense de Letras (ACL) e o novo quiosque que abrigará o Café Java – uma réplica do antigo ponto de encontro de intelectuais da Padaria Espiritual, tradicional grupo literário cearense. Com as obras, o espaço volta a integrar o circuito cultural do Centro, com infraestrutura e áreas de convivência revitalizadas.
Para o prefeito, a iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização dos espaços públicos e com a dinamização da cultura e do comércio local. Evandro Leitão também antecipou que novas intervenções de revitalização serão realizadas na região do Centro e destacou o compromisso com o acolhimento da população em situação de rua que vive no entorno.
“Esta intervenção, com a reforma da praça e a criação da réplica do Café Java, demonstra nosso compromisso em dar ainda mais visibilidade a segmentos como a ACL. Além desta obra, nosso objetivo é revitalizar todo o Centro, com um olhar especial para as pessoas que vivem nesta região. Acolhendo a população em situação de rua, levando dignidade e cuidado para essas pessoas”, afirmou o prefeito.
Evandro Leitão também celebrou o simbolismo da Academia Cearense de Letras para a cultura local. “É fundamental mantermos uma relação de parceria com a sociedade civil. A ACL é um patrimônio pelo que representa: cultura, arte, literatura, com seus escritores, poetas e acadêmicos”, completou.
O presidente da ACL, Tales de Sá Cavalcante, comemorou a parceria com a Prefeitura e anunciou a realização de um concurso para formar novos “padeiros”, resgatando a tradição da Padaria Espiritual e envolvendo 20 jovens de escolas públicas da capital.
“É um marco para Fortaleza, um resgate histórico fruto da união entre os setores público e privado. Temos hoje um prefeito com liderança clara na cidade, e é muito positivo termos esse espaço de valorização da educação e da cultura. Lançaremos também a nova Padaria Espiritual, com um concurso voltado para alunos do Ensino Médio da rede pública. Entrarão os melhores, os que merecerem, pois o critério será meritocrático”, destacou Tales.