O prefeito José Sarto assinou, nesta segunda-feira (12/12), ordem de serviço para requalificação da Lagoa de Messejana, que receberá melhorias nos passeios, equipamentos públicos e preservação da vegetação local. A requalificação se une às outras obras que a Prefeitura de Fortaleza tem realizado em diversas áreas hídricas urbanas, como a da Lagoa do Mondubim e o projeto Beira-Rio.
“Essa é uma demanda antiga da Messejana e de todos nós. Ao todo são quase R$ 10 milhões para requalificar todo o entorno da Lagoa. Aqui não será derrubada nenhuma árvore, inclusive plantaremos mais. Vamos instalar parques infantis, academias ao ar livre, o piso será totalmente requalificado e a praça receberá sinalização, paisagismo e mobiliário diferenciados”, informou Sarto.
Sarto também destacou que a Prefeitura de Fortaleza está trabalhando para requalificar diversos espaços urbanos da cidade, ampliando os projetos de parques e micro-parques da cidade. “Nossa ideia é, em diversos pontos de Fortaleza, requalificar pontos de áreas verdes e corpos d’água. Nós vamos fazer isso aqui na Messejana, já estamos fazendo na Lagoa do Mondubim e na Barra do Ceará, com o projeto Beira-Rio. E queremos fazer isso na entrada do Bom Jardim, no Lago Jacarey, na Lagoa da Parangaba e na Lagoa do Opaia”, concluiu.
As intervenções devem ter início ainda em dezembro, com previsão de 9 meses para a finalização de toda a reforma e investimento de R$ 9,56 milhões. A iniciativa tem financiamento do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), de responsabilidade da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Pedro Rocha, secretário executivo da Seuma, destacou a importância do projeto para a comunidade local.
“Este é um grande presente que a Prefeitura de Fortaleza, sob orientação do prefeito Sarto, devolve à cidade. Para além da requalificação, é necessário trazer para a cidade um novo espaço de empoderamento social e defesa do meio ambiente. Esse espaço faz parte da história do nosso município, retratada por José de Alencar no romance Iracema, e receberá agora este grande projeto financiado pelo Banco Mundial”, pontuou o secretário.
O trabalho será realizado entre a avenida Frei Cirilo e a rua Granja Castelo, e busca proporcionar infraestrutura adequada para o lazer ativo e contemplativo, com áreas destinadas ao entretenimento e convívio social para moradores e turistas.
“A Lagoa de Messejana é um importante local de convívio, lazer, prática esportiva e comércio de Fortaleza. Com a requalificação daremos mais um salto na valorização urbana e ambiental da cidade, sempre contando com a parceria da população para a conservação dos espaços”, destaca a secretária da Seuma, Luciana Lobo.
Entre os principais pontos destacados na requalificação estão: instalação de lixeiras, novos bancos, bicicletário, dois parquinhos infantis, duas academias ao ar livre, reforma da quadra poliesportiva/pista de skate, reforma dos quiosques, píer e guarda-corpo, reforma do campo de futebol e nova arquibancada, e recuperação de todo o piso, com sinalização e acessibilidade. O espaço natural não será impactado, com a preservação de todas as árvores da região. A execução da obra será feita pela Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinf).
“Essa é mais uma obra do programa de revitalização de lagos e lagoas de grande importância urbana e ambiental da nossa cidade. Ela consiste na revitalização de todo o parque que já existe, mas que está bastante deteriorado. Aqui iremos fazer uma nova Areninha, um anfiteatro, parques e espaços lúdicos. Além dessa obra, estamos também requalificando a Lagoa do São Gerardo, a Lagoa do Opaia, e, com isso, vamos proteger o meio ambiente da nossa cidade”, destacou Samuel Dias, titular da Seinf.
A Lagoa de Messejana também ganhará um plano de manejo, dentro do pacote de 24 parques urbanos e cinco unidades de conservação que receberão o documento que norteia as políticas ambientais de cada espaço e garante a conservação de territórios protegidos de Fortaleza. A iniciativa, de caráter inédito no Brasil, faz parte de uma série de ações que a Prefeitura de Fortaleza vem desenvolvendo, por meio da Seuma, para proteção, preservação e ampliação dos espaços naturais, em harmonia com os espaços construídos.
Jorge da Silva, ambulante e morador da Grande Messejana, elogiou as intervenções anunciadas pela Prefeitura de Fortaleza. “É muito bom, pois favorece muito a Messejana e todo mundo que passa por aqui. É algo que estávamos precisando há muito tempo”.
Sobre a Lagoa
Com 388 mil metros quadrados, o Parque Urbano Jornalista Demócrito Dummar, como é oficialmente registrado, tem vegetação típica da Mata dos Tabuleiros, Cerrado e Caatinga, e faz parte da bacia do Rio Cocó, tendo a segunda maior Lagoa de Fortaleza, atrás apenas da Lagoa da Parangaba. A Lagoa abriga a estátua da índia Iracema, ícone cultural e turístico da cidade, em alusão ao clássico da literatura brasileira “Iracema”, do escritor José de Alencar. O monumento possui 12 metros de altura e 16 toneladas.