O prefeito de Fortaleza, José Sarto, entregou a obra de requalificação da Praça do Sagrado Coração de Jesus. Ao todom foram investidos R$ 15 milhões.
O espaço foi o totalmente urbanizado permitiu a integração com o parque Cidade da Criança, viabilizando mais de 10 mil m² de área para convivência e lazer.
A praça foi reformada com a instalação de piso drenante, nova iluminação, mobiliários urbanos, paisagismo, além da nova pavimentação na rua Pedro I e a construção de novas bancas de revistas.
O projeto também foi responsável pela construção de um novo terminal aberto de ônibus na Rua Sólon Pinheiro com ampla plataforma para embarque e desembarque e pavimento rígido em concreto, garantindo a longevidade da pista diante do intenso fluxo de ônibus da região.
“Esse novo terminal virou um ponto de convivência para quem sai da igreja, do parque Cidade da Criança, do terminal e do corredor cultural da Jaime Benévolo, fazendo um resgate histórico do Centro que a gente começa a impulsionar através da requalificação do bairro”, disse Sarto.
Novo terminal
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) organiza a operação de doze linhas, que movimentam aproximadamente 55 linhas/dia, beneficiando mais de 21 mil passageiros diariamente. Com o embarque e desembarque realizados no novo terminal, os passageiros contam com o conforto e comodidade, utilizando ainda de serviços como Wi-Fi e monitoramento através de câmeras de segurança.
O presidente da Etufor, David Bezerra, detalhou que a quantidade de linhas no local pode ser ampliada. “O entorno conta com 26 linhas, mas 12 já funcionam aqui na praça. Estamos analisando a possibilidade de trazer outras linhas que passam na Avenida Visconde do Rio Branco para cá, e acredito que dentro de uma semana duas linhas já migram para que possamos avaliar a operação. Precisaremos de tempo para verificar a viabilidade, mas dentro de um mês já teremos 16 linhas de ônibus no local”, afirmou.
Corredor Cultural
A praça conta ainda com um Corredor Cultural, um novo espaço criado para fomentar o turismo e atrair frequentadores com eventos gastronômicos e musicais, uma forma de estimular a permanência das pessoas na praça. Situado na Rua Jaime Benévolo, o espaço utiliza as mesmas estruturas de cobertura metálica do antigo terminal de ônibus, que foi totalmente restaurado e recebeu pintura especial, um resgate à história do Centro antigo.
“Milhares de pessoas passam por aqui todos os dias e vão encontrar um ambiente completamente renovado, inclusive com um espaço cultural, que vai gerar mais emprego, renda, segurança e conforto para o cidadão de Fortaleza que frequenta essa área. A praça foi projetada no mesmo conceito da Cidade da Criança. Os ambientes estão integrados e temos um espaço imenso de lazer e encontro aqui no Centro” destacou o secretário de infraestrutura, Samuel Dias.