O prefeito Roberto Cláudio visitou, na manhã do último sábado (25/07), as obras do Projeto Novo Lago Jacarey.
As intervenções incluem, por meio de novo redesenho urbano, melhorias voltadas à infraestrutura e à mobilidade urbana, com o objetivo de estimular a ocupação qualificada do espaço público com foco na segurança viária.
A novidade irá transformar positivamente o cenário local, pautado pela convivência, pela prática de exercícios, pela gastronomia e pelo comércio local. “Este entorno abriga importantes corredores residenciais e comerciais da Cidade. Estamos realizando intervenções que auxiliarão, inclusive, o processo de retomada da economia”, afirmou o prefeito Roberto Claudio.
Praça
O projeto envolve a reforma e a ampliação da praça local, além de incorporar nova ciclovia, pista de cooper, academia ao ar livre e parque infantil.
Simultaneamente, haverá a implantação de platôs elevados, a reforma de canteiros centrais e a instalação de piso intertravado, garantindo melhor pavimentação ao ambiente e ao perímetro do equipamento.
Para facilitar o acesso e estimular a caminhabilidade, está em curso a construção de travessias elevadas. “Estamos urbanizando toda a área pública do entorno, promovendo, além disso, um ambiente para circulação de veículos em baixa velocidade”, acrescentou o prefeito. Intervenções paralelas
Além do já implantado binário entre a Rua Máximo Linhares e a Av. Viena Weyne, incluindo as ruas João Leonel e Marechal Lott, a Prefeitura de Fortaleza também executa diversas intervenções paralelas no território.
Dentre elas, destacam-se a implantação de ciclovia e de semáforo na Desembargador Gonzaga; a realização de drenagem urbana, a dragagem do Lago Jacarey, a implantação de nova iluminação e a requalificação de toda a Av. Viena Weyne, contemplando a ampliação e a reforma de calçadas.
Já a Rua Joaquim Correira será contemplada pela construção de novo canteiro central.
Arborização e paisagismo Visando à implantação de ambiência agradável e natural, as Avenidas Viena Weyne, Cândido Portinari, Joaquim Frota, além da própria Praça do Lago Jacarey, vêm recebendo nova arborização e paisagismo.
Estrutura cicloviária
As intervenções compreendem, ainda, a Implantação de 2,5 km de nova rede cicloviária na Avenida Viena Weyne, interligando a ciclovia da Av. Washington Soares à ciclofaixa da Av. Desembargador Gonzaga.
Gestão de Resíduos Sólidos
Objetivando ampliar a política direcionada à gestão responsável de resíduos sólidos, os esforços municipais abrangem a construção de dois Ecopontos.
Expansão de área
A conclusão das intervenções está prevista para outubro desde ano. Ao fim do projeto, o entorno do Lago Jacarey contará com um acréscimo de mais de 4.000m² de área para pedestres. “Estes serão espaços seguros e confortáveis para serem utilizados pela população”, garantiu Roberto Cláudio.
Esforços intersetoriais
O Projeto, coordenado pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), reúne esforços da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), do Programa Mais Ação, do Programa de Apoio à Circulação de Pedestres, da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global, da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), da Coordenadoria das Regionais e da Secretaria Regional VI.
Para todo o conjunto das obras, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 7 milhões.