O prefeito Roberto Cláudio e a secretária de Saúde, Joana Maciel, assinaram, nesta segunda-feira (23/09), a ordem de serviço para início da terceira etapa da reforma do Hospital Gonzaga Mota da Barra do Ceará (Gonzaguinha da Barra). O investimento é de R$ 3.483.865,73, oriundos do Tesouro Municipal, para promover a restruturação do equipamento, buscando a melhoria contínua do atendimento de saúde para a população de Fortaleza. A ação faz parte do pacote de reformas e ampliações na rede hospitalar municipal.
A terceira etapa contempla a reforma e ampliação completa da emergência, com novos leitos de alojamento conjunto, totalizando uma área de 1.438,38m². O equipamento já recebeu melhoria de toda coberta e parte elétrica da unidade, do centro cirúrgico e da sala de parto, além da adequação do quadro geral de baixa tensão. Ao fim das intervenções, o Gonzaguinha da Barra do Ceará passará a contar com 33 novos leitos de internação e nove leitos de observação.
Durante o período de obras, a unidade estará funcionando normalmente. O Gonzaguinha da Barra, localizado na Regional I, realiza, mensalmente, cerca de 5.200 atendimentos nas áreas de clinica médica, ginecologia e obstetrícia, além de realizar cirurgias de média complexidade
De acordo com o coordenador de Hospitais e Unidades Especializadas, Romel Araújo, as obras estão otimizando os serviços prestados nos hospitais. “As intervenções garantem uma melhoria na infraestrutura das unidades e qualifica o atendimento para população”, destaca.
Fortaleza conta com três Hospitais Distritais Gonzaga Mota, localizados na Barra do Ceará, José Walter e Messejana. Os Gonzaguinhas são unidades da Rede Municipal que atendem demanda espontânea, 24 horas, todos os dias da semana, e realizam pronto-atendimento clínico e obstétrico.
Saiba Mais
O programa de obras e intervenções na rede hospitalar municipal iniciado na gestão do prefeito Roberto Cláudio já entregou melhorias nos Frotinhas de Antônio Bezerra e Messejana e nos Gonzaguinhas de Messejana e Barra do Ceará, bem como no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Recentemente, o gestor assinou a ordem de serviço da reforma do Frotinha da Parangaba, que ganhará um novo centro cirúrgico, ampliando em 100% da sua capacidade, passando de duas para quatro salas de cirurgia. O investimento é de cerca de 15 milhões nos equipamentos.