O acesso às manifestações artísticas e culturais na Capital vem sendo expandido pela Prefeitura de Fortaleza. Na última segunda-feira (18/11), o prefeito Roberto Cláudio lançou o projeto Cinema nos Terminais. A ação, oriunda da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), consiste na implantação de salas de cinema com exibições de curtas e longas-metragens, nacionais e internacionais, nos sete terminais de ônibus da Cidade.
A iniciativa chegará aos terminais Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Lagoa, Messejana, Papicu, Parangaba e Siqueira de forma gradual. Até o fim do primeiro semestre de 2020, todos os equipamentos deverão ser contemplados.
A estrutura será composta por containers adaptados em sala de cinema, com sistema de climatização, rampas, corrimão, tratamento acústico e mobiliário adequado, além de instalações de áudio e de vídeo. Cada equipamento comportará de 28 a 45 espectadores sentados, a depender da extensão da estrutura montada em cada terminal.
Roberto Cláudio destacou a pluralidade de benefícios. “Esta é uma oportunidade de democratizar e de garantir o acesso gratuito ao cinema de qualidade, que é uma das mais belas artes, uma das mais queridas formas de lazer e de entretenimento, além de ser uma das fontes de produção econômica da cultura cearense. Pelos terminais de ônibus, transita diariamente um fluxo significativo de pessoas. O desafio desta política é chegar a quem mais precisa, beneficiando populações mais vulneráveis, contemplando estudantes, trabalhadores e desempregados. Principalmente, aqueles que não poderiam ir ao cinema em virtude das dificuldades econômicas que vivem. Investir em cultura é investir na identidade da Cidade”, declarou o Prefeito, que assistiu a “O Shaolin do Sertão”, durante o lançamento, na Praça do Ferreira.