Com conclusão prevista para dezembro, as intervenções incluem urbanização do espigão na Praia do Titanzinho, urbanização da Av. Leite Barbosa e novo surf point
O prefeito Sarto fiscalizou, na manhã desta segunda-feira (15/07), as obras de urbanização no bairro Serviluz. A região recebe diversas melhorias, entre elas, a urbanização do espigão na praia do Titanzinho. Executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), as obras estão com 40% dos serviços concluídos e têm investimento de cerca de R$ 3,9 milhões, com prazo de conclusão para o segundo semestre de 2024.
Durante a visita, Sarto pontuou que a obra trará melhorias para a comunidade em vários aspectos: “Há uma combinação de vários fatores nessa obra, que vai favorecer tanto a prática de esporte como a integração da comunidade, tendo como foco o lazer, mas também o empreendedorismo. Além dos moradores, nós também temos uma colônia de 200 pescadores que tiram o seu sustento nesse espaço, e eles também serão beneficiados com essa obra”, explicou.
Atualmente, as equipes se concentram na execução da pavimentação em intertravado do espigão e na construção das escadarias que darão acesso ao mar, facilitando o trabalho dos pescadores que moram na região. Ao todo, serão 700 metros de intervenções no equipamento, que já conta com 70% dos serviços concluídos.
Outras frentes de serviços em execução no bairro contemplam a instalação da academia ao ar livre na praça Thiago Dias. O local foi requalificado e já conta com piso intertravado e área de lazer com parquinho, a reforma da Areninha existente, que recebe novo gramado sintético, reforma dos vestiários, recuperação das telas de proteção, a recuperação da quadra de futsal com serviços de pintura, reboco das muretas e novas redes de proteção, além da instalação do guarda-corpo da nova pista de skate.
Também está sendo realizada a urbanização da Av. Leite Barbosa, no trecho compreendido entre a Rua Brizamar e a Av. Ponta Mar. Os serviços na via estão com 20% de andamento e a região receberá uma série de melhorias, como a troca do antigo pavimento de asfalto por nova pavimentação em intertravado, calçadas padronizadas e acessíveis, instalação de paraciclos em locais específicos e de mobiliários urbanos, como bancos, lixeiras e jardineiras, levando mais conforto e comodidade para os moradores de frequentadores da região.
Raimundo Cavalcante é morador do bairro, educador social e permissionário de um dos boxes entregues no ano passado. Ele se sente esperançoso pelas mudanças que já estão acontecendo no local onde vive e trabalha: “Quando cheguei aqui era muito diferente, agora está ficando muito melhor. Até a população está cuidando mais do espaço, não joga mais lixo no chão e no mar. Estou com muita expectativa para ficar tudo pronto”, contou ele.
Novo Surf Point
Um dos destaques do projeto será a construção de um Surf Point, que consiste na execução de quatro quiosques com dois pontos comerciais cada. O local também receberá paisagismo com plantio de coqueiros e guarda-corpo. As edificações contarão com terraço de acesso comum por meio de escadas, além de caramanchão de eucalipto para amenizar o calor e atenuar em até 50% a incidência do sol, incluindo ainda vista panorâmica para o mar.
O objetivo é levar mais organização para o local, que, atualmente, faz uso de instalações irregulares e sem segurança para a prática de pequenos comércios e das escolinhas de surf, atividade famosa e tradicional na região.