O prefeito de Fortaleza, José Sarto, realizou visita técnica às obras de requalificação do Posto de Saúde Célio Brasil Girão nesta sexta-feira (07/10). Localizada no bairro Cais do Porto, a unidade de saúde está com 95% das obras concluídas e com previsão de entrega para ainda este mês.
“Nós realizamos um milagre de engenharia nesta unidade, ampliando de quatro para oito consultórios médicos. Também teremos aqui três consultórios odontológicos, que já estão equipados. Este é um posto muito importante, pois, além de atender mais de 18 mil pessoas, possui uma parceria com as universidades locais e recebe equipes multidisciplinares de residentes da saúde”, informou Sarto.
Além da ampliação do número de consultórios, Sarto reforçou que o posto de saúde cumpre um papel fundamental para a comunidade do Cais do Porto e do Serviluz.
“Estou muito feliz de poder, até o final do mês, entregar esta unidade. É mais um compromisso cumprido. Além disso, o Cais do Porto e o Serviluz são bairros com grande densidade demográfica. Hoje, as pessoas desas comunidades estão se deslocando para conseguir atendimento. É bom lembrar que, ainda este mês, elas terão seu atendimento mais próximo e com melhores condições para pacientes e equipes médicas”, concluiu o prefeito.
Ana Estela Leite, titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também comentou sobre a importância do posto para a comunidade e atentou que a Prefeitura de Fortaleza está empenhada em qualificar o atendimento básico de saúde na cidade.
“A ausência do posto e a transferência dos atendimentos para outra unidade acabou por trazer alguns transtornos para a comunidade. Por isso mesmo a população espera ansiosamente por esta entrega e, como afirmou o prefeito, iremos fazê-la ainda este mês. Destaco também a sensibilidade do prefeito Sarto ao entender que a saúde básica é uma prioridade da gestão, realizando esforços para requalificar as unidades, contratar novas equipes e abastecer as farmácias”, comentou a secretária.
O Posto de Saúde Célio Brasil Girão conta com nova instalação elétrica e revisão hidrossanitária. A unidade também recebeu reforço estrutural, cobertura cerâmica substituindo as telhas, troca de todo o madeiramento e do revestimento das paredes. Orçada em R$ 800 mil, as obras estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger). Arcelino Lima, titular da pasta, detalhou outros trabalhos realizados no equipamento.
“É uma unidade totalmente requalificada. Construímos um forro no teto de acordo com as normas, recuperamos a sala de radiografia e fizemos a instalação de porta de chumbo, para não vazar radiação. O local também recebeu reparo no piso industrial, instalação de portas, louças e torneiras, calha pluvial, nova tubulação frigorífica, instalação elétrica de ar condicionado, pintura geral interna e externa”, informou.