Últimas Notícias
Prefeitura de Fortaleza entrega 50 bikes elétricas como parte da modernização do Bicicletar
Home Últimas Notícias Prefeitura de Fortaleza entrega 50 bikes elétricas como parte da modernização do Bicicletar

No Dia Mundial da Bicicleta, celebrado nesta segunda-feira (3/06), a Prefeitura de Fortaleza entrega as primeiras 50 bikes elétricas do Bicicletar, um dos sistemas de bicicletas compartilhadas mais utilizados do Brasil. A medida faz parte do Pedala Mais, que incentiva o uso do modal na Capital, e realiza o maior processo de modernização do projeto desde que foi criado, há 10 anos, além de sua expansão para todas as 12 regionais de Fortaleza. O objetivo é ampliar o alcance e acessibilidade da iniciativa, com a inclusão de 105 novas estações e substituição de todos os equipamentos e componentes, incluindo as bikes, até o fim deste ano.

As chamadas e-bikes entram em operação gradativamente. As primeiras 50 unidades entregues são distribuídas nas estações existentes e vão rodar a Capital de acordo com a utilização dos usuários, podendo estar disponíveis em qualquer estação. Outros 50 modelos estão previstos para serem incorporados ao programa nos próximos dois meses, totalizando 100 bicicletas elétricas até o início do ano.

Os equipamentos possuem autonomia para percorrer até 50 km e oferecem mais conforto e praticidade aos usuários, ampliando as possibilidades de uso diário. Equipada com pedal assistido, a e-bike é impulsionada a partir da pedalada do ciclista, que ativa o motor elétrico.

Assim, mesmo sem acelerador, o modelo possibilita diminuir o esforço da pedalada, tornando-o ideal para trajetos mais longos, em diferentes relevos ou para quem prefere uma viagem mais tranquila. As e-bikes ainda atendem à regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece o limite de velocidade destes veículos para 25 km/h.

“A entrega das e-bikes, junto à expansão do sistema Bicicletar, representa um grande avanço na mobilidade urbana de Fortaleza por meio da nossa política de ciclomobilidade, que é o Pedala Mais. Estamos investindo em um transporte sustentável e acessível, que atende às necessidades da nossa população e contribui para a melhoria da qualidade no deslocamento sobre duas rodas não-motorizado”, destacou Antônio Ferreira Silva, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Compartilhe:
Veja Mais