A Prefeitura de Fortaleza iniciou no último sábado (25/09) a vacinação da terceira dose para idosos acima de 70 anos, na ordem decrescente. O prefeito José Sarto visitou a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Rigoberto Romero, no bairro Cidade 2000, para acompanhar de perto o processo. Foram agendados, para o dia, 27 mil idosos e, contando com a segunda dose, 45 mil pessoas no total.
A terceira dose será agendada àqueles que já receberam a segunda há pelo menos seis meses, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Alguns imunizantes, como a vacina Astrazeneca, possui um intervalo maior e, por isso, o prazo para o recebimento desse reforço pode ser maior.
Entre sexta-feira e domingo (24 a 26/09), a Prefeitura de Fortaleza pretende vacinar contra a Covid-19 cerca de 85 mil pessoas por agendamento. Além das segundas e terceiras doses, haverá vacinação de adolescentes e repescagem de adultos que perderam sua convocação para a primeira dose.
“Somando as primeiras, segundas e terceiras doses, além da dose única, já completamos mais de 3 milhões de vacinas aplicadas. É importante acompanhar o site da Prefeitura para checar as listas e comparecer no dia agendado. Também ficar atento à chamada dos parentes”, destacou o prefeito José Sarto.
Neste momento, o município está operacionalizando a terceira dose com a vacina da Pfizer. De acordo com a secretária adjunta da saúde, Aline Gouveia, a Janssen e a Astrazeneca também são autorizadas para essa aplicação. “Estamos realizando a vacinação em ordem decrescente de idade, porém é preciso respeitar o intervalo de seis meses entre a segunda e a terceira dose”, explicou.
O casal Molinari Batista, de 84 anos, e Maria Célia Molinari, de 79 anos, foi ao local para receber a terceira dose. Para Maria Célia, que recebeu a segunda dose no início do mês de março, esta foi mais uma oportunidade de garantir a saúde neste momento de pandemia. “Estou confiando na ciência e seguindo todas as recomendações para a minha segurança. A vacina sempre traz essa prevenção contra as doenças, e desde criança ouvimos isso. Com essa terceira dose, tenho a confiança de que estou mais protegida”, declarou.
Idosos restritos ao leito
Aline Gouveia enfatiza que, em relação aos idosos restritos ao leito, é preciso ficar atento ao agendamento e comparecer ao posto de saúde mais próximo da sua residência para informar essa condição e para que a equipe programe a vacinação no âmbito domiciliar.
Programação
Neste sábado, a vacinação aconteceu em 70 pontos de vacinação, entre postos de saúde, drive-thrus e shoppings.
Confira a programação deste fim de semana
VacinArte
Neste último final de semana do mês de setembro acontece mais uma edição do projeto VacinArte, com atrações musicais em dez pontos de vacinação contra a Covid-19, dentre os quais o posto Rigomero Romero. O projeto é uma realização da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor). Neste sábado e domingo (25 e 26/09), artistas e grupos musicais se apresentam em horários e polos de vacinação distintos, levando descontração para as pessoas na fila da imunização.