O pontapé inicial da CopArena 2022 foi dado, nesta sexta-feira (06/05), na Areninha Jardim União (Passaré). O campeonato, que está em sua quinta edição, retorna em grande estilo após dois anos sem ocorrer por conta da pandemia.
Nesta edição, mais de 12 mil atletas e técnicos de 504 equipes participarão do torneio nas categorias aberto masculino, aberto feminino e sub-17 masculino. Os jogos serão realizados em 54 Areninhas da capital e as datas e os locais das partidas serão divulgados ao público conforme o andamento do calendário da competição.
O prefeito de Fortaleza, José Sarto, apontou que a CopArena, além de promover esporte e lazer, cumpre uma função importante no futebol cearense, dando oportunidade para novos craques mostrarem seu talento.
“Daqui alguns anos, tenho certeza, estaremos colhendo os frutos da CopArena. É um evento fantástico que mobiliza a juventude em todos os 121 bairros da capital. A política das Areninhas é, com certeza, uma das de maior sucesso em Fortaleza, tanto que foi expandida para todo o estado e inspirou projetos semelhantes em todo o Brasil”, destacou o prefeito.
Durante a cerimônia de abertura dos jogos da CopArena, Sarto anunciou também a expansão da competição que, no ano que vem, contará com a categoria kids, contemplando crianças e jovens de 8 a 14. O prefeito realizou ainda a entrega simbólica dos uniformes para os times vencedores da última edição: Orlando City (aberto masculino), Meninas da Vila (aberto feminino) e ADIJEC (masculino sub-17).
Ozires Pontes, secretário municipal de esporte e lazer (Secel), festejou a abertura dos jogos e destacou que a CopArena pode ser a porta de entrada para muitos jovens que sonham em jogar profissionalmente.
“Esta cerimônia tem um significado muito especial, pois passamos dois anos sem competição e ver tanta gente reunida para praticar futebol me enche de alegria. Tenho certeza que os competidores estão animados, já que a CopArena é um evento bastante visado por olheiros de todo o Brasil, o que pode dar oportunidade para que muitos vivam do esporte”, relatou o secretário.
Emerson Rodrigues, de 27 anos, é jogador do time Armando Monteiro, do bairro Vila União. Emerson foi vencedor da CopArena 2018 pelo time Papão e deseja adicionar mais um título à carreira.
“Alguns jogadores do meu antigo time decidiram montar um novo e eu fui com eles. A ideia nesta edição é ganhar, sem dúvidas. Além disso, quero mostrar meu jogo. Passamos dois anos sem torneio e este é um campeonato muito grande, com muita visibilidade”, argumentou o atleta.