A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Gestão Regional (Seger), realizou ações de orientações sobre o reforço de cuidados sanitários para este fim de semana de Réveillon, entre quinta-feira (30/12) e domingo (02/01), junto aos permissionários e ambulantes que atuam em equipamentos públicos da cidade.
A Secretaria informa que os mercados públicos da capital cearense terão horários flexíveis e diferentes a depender do equipamento. Além disso, a gestão municipal reforça que não foi emitida nenhuma autorização pela Secretaria da Gestão Regional e nem pelas Secretarias Executivas Regionais para a realização de eventos em espaços públicos durante o feriadão de Réveillon. Com isso, caso seja realizado algum evento, estará atuando de forma irregular e suscetível ao encerramento das atividades por parte dos órgãos de fiscalização e segurança.
Orientações preventivas
Durante toda a semana, as Secretarias Executivas Regionais, sob orientação da Seger, atuaram junto aos permissionários dos mercados públicos e de quiosques de praças que possuem um potencial risco de aglomeração. Por meio de visitas e ligações, equipes realizaram conscientizaram os ocupantes legais destes espaços a fim de educar sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação da Covid-19.
“No trabalho realizado foi reforçada a importância do uso de máscara e de álcool em gel, tanto para os permissionários quanto para os clientes, a fim de minimizar os riscos de contágio do coronavírus. Desta maneira, acreditamos que, com a ajuda de todos, conseguiremos fazer com que a população seja a maior beneficiada nesse final de ano em possibilidade de ida a espaços públicos como mercados e praças”, explicou o secretário executivo da Gestão Regional, Arcelino Lima.
Orla da nova Beira-Mar
Os quiosques situados ao longo do calçadão da Beira-Mar estarão abertos e funcionando com a capacidade de até 48 pessoas. Para os vendedores ambulantes, a permissão é de até oito bancos por empreendimento.
O Mercado dos Peixes estará aberto ao público no último dia do ano, funcionando de 5h às 18 horas. Já o Polo de Artesanato da Beira-Mar, no entanto, não terá funcionamento no dia 31 de dezembro.
Todos os estabelecimentos abertos devem solicitar aos clientes o comprovante de vacina em dia contra a Covid-19 para permanecerem no local. Vale ressaltar que as medidas adotadas para o funcionamento da nova Beira-Mar têm como objetivo prevenir uma terceira onda do novo coronavírus em Fortaleza e leva em consideração o cenário internacional preocupante.
Funcionamento dos mercados públicos
O Mercado Central de Fortaleza funcionará nesta sexta-feira (31/12), das 8h às 17 horas. No sábado (01/01), ele estará fechado, mas reabrirá novamente no domingo (02/01), das 9h às 15 horas.
O Mercado São Sebastião também abre nesta sexta-feira, das 5h às 15 horas, fechando no feriado do dia 1º de janeiro, e reabrindo novamente no domingo em horário especial: das 5h às 12 horas.
O Centro Municipal de Pequenos Negócios (CMPQ – Beco da Poeira) e o Feirão São Paulo também seguem o mesmo horário nesta sexta, com horário de 8h às 15 horas. Já no sábado e domingo, ambos estarão fechados e deverão retomar as atividades comerciais somente na segunda-feira.
O Mercado da Messejana abrirá normalmente na sexta, seguindo das 8h às 16 horas, fechando no sábado e reabrindo no domingo, também das 8h às 16 horas.
O Mercado do Montese abre nesta sexta e no domingo, das 8h às 14 horas. No sábado, estará fechado. Já o Mercado da Parangaba não funcionará de 31 de dezembro a 02 de janeiro, devendo reabrir apenas na segunda-feira.
O Mercado do Cidade dos Funcionários funcionará em meio período no dia 31, de 8h às 12 horas. Nos dias 1º e 2 de janeiro permanecerá fechado, reabrindo apenas na segunda-feira.
O Mercado da Bela Vista funciona normalmente nesta sexta-feira, até às 13 horas. O mercado fecha no feriado do sábado e reabre no domingo até às 12 horas.
Areninhas, praças e polos de lazer
Outros espaços, como Areninhas, praças e polos de lazer, também estiveram no radar das Regionais neste mês com ações de reforço na manutenção dos cuidados sanitários e na prevenção de aglomerações. Dentre eles, Areninha e Praça da Lagoa do Urubu e Praça na Rua Luiz Guimarães (Floresta), Areninha do Pirambu (Jacarecanga), Praça do Abel (Pirambu), Areninha Thauzer Parente (Jardim Guanabara), Praça do Conjunto Beira Rio, Praça do Conjunto Nova Assunção (Vila Velha), Orla do Vila do Mar (Cristo Redentor), Praça 28 de Agosto, Praça do Conjunto Hermes Pereira, Praça do Marco Zero, Orla do Vila do Mar (Barra do Ceará), Praça da Juventude da Granja Portugal (Granja Portugal), Praça da Santa Cecília (Bom Jardim), Polo de lazer da Aerolândia (Aerolândia), Areninha Murilão (Messejana), Areninha Lagoa da Zeza (Jardim das Oliveiras), Praça da Igreja da Glória (Cidade dos Funcionários), Campo do Asa (Parque Manibura), Areninha do São Bento (São Bento), Praça do Curió (Curió), Praça da Juventude (José de Alencar).