Na última segunda-feira, 18, a Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte realizou uma reunião no Gabinete do Prefeito Glêdson Bezerra, com a presença de representantes das 23 secretarias e autarquias do município.
No encontro, foram discutidos temas como relatórios de transição, estrutura administrativa, questões financeiras e os desafios das secretarias. O objetivo foi iniciar e registrar informações sobre o fim do primeiro mandato da atual gestão.
Outro tema central foi a reforma administrativa, com a apresentação de um calendário de reuniões setoriais em cada secretaria nos próximos meses. Essas reuniões têm como objetivo analisar a estrutura atual das secretarias (organogramas e atribuições de cargos) e, a partir disso, planejar uma nova organização para a Prefeitura, visando os próximos quatro anos do mandato de 2025-2028.
Com a reeleição de Glêdson Bezerra, o município viverá um cenário inédito nos próximos quatro anos. O prefeito atual foi o primeiro a conquistar a reeleição em Juazeiro do Norte, quebrando um tabu que perdurava desde a implantação da reeleição no Brasil, em 1997. Nunca antes no município um gestor governou por oito anos consecutivos. Apesar de não ser uma exigência legal no município, uma vez que não houve troca de gestão, a transição de governo será realizada para garantir a continuidade da administração e a preparação para o novo mandato.
Este processo terá dois objetivos principais: o primeiro é documentar de forma detalhada como foi a gestão de 2021-2024, incluindo informações fiscais, patrimoniais, de equipe e sobre as obras realizadas. Cada secretaria terá que apresentar um relatório padrão, que será analisado por uma comissão, com sugestões de possíveis ajustes na estrutura de cada pasta. O segundo objetivo é garantir que, caso ocorra qualquer mudança no secretariado, o novo gestor tenha acesso a todas as informações relevantes para entender a situação atual de sua pasta e dar continuidade ao trabalho da gestão.