Últimas Notícias


Presidente da Câmara de Fortaleza realiza sessão solene em homenagem ao centenário de Edson Queiroz
Home Últimas Notícias Presidente da Câmara de Fortaleza realiza sessão solene em homenagem ao centenário de Edson Queiroz

Foto: Fundação Edson Queiroz/Divulgação

O presidente da Câmara de Fortaleza, vereador Leo Couto (PSB), realiza, nesta terça-feira (29), às 18h, sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento do industrial Edson Queiroz (in memorian). A cerimônia contará com a presença de familiares do empresário, que receberão a homenagem, e autoridades cearenses.

Durante o evento, haverá apresentação da camerata e do coral da Universidade de Fortaleza (Unifor).

“Edson Queiroz foi um homem visionário, pensava muito à frente do seu tempo e ajudou a transformar o desenvolvimento socioeconômico de Fortaleza e do Ceará. Fundou empresas que são sucessos em seus ramos de negócio até os dias atuais, sem deixar de assistir à população do Estado por meio de projetos de inclusão e capacitação. Seu legado é referência na educação, na indústria, no empreendedorismo e na comunicação. Nada mais justo que reconhecermos e homenagearmos essa referência de cidadão”, reforçou Leo Couto.

Trajetória

Edson Queiroz nasceu em 12 de abril de 1925, no município de Cascavel, no Ceará. Segundo de seis irmãos, casou-se com Yolanda Queiroz em 1945, com quem teve seis filhos: Airton, Myra, Edson Filho, Renata, Lenise e Paula.

O industrial foi pioneiro na distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), o gás de cozinha, no Estado, ajudando na substituição de fogões a lenha por botijões de gás. Criou, ainda, a Esmaltec — empresa de eletrodomésticos cearense que fabrica produtos de qualidade e com custo-benefício acessível à população.

Edson Queiroz também foi responsável por transformar a educação do Estado, fundando uma das mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil: a Unifor.

Na comunicação, contribuiu para que informações com credibilidade chegassem a todos os cearenses com a instalação do Sistema Verdes Mares, que congrega veículos como a Rádio Verdes Mares, a Verdinha como é melhor conhecida, primeira emissora do grupo; a TV Diário, veículo televisivo genuinamente cearense; o jornal Diário do Nordeste; a TV Verdes Mares, entre outros.

Em 1982, Edson Queiroz faleceu precocemente vítima de um acidente aéreo na Serra de Aratanha/Pacatuba-CE. No entanto, seu legado segue vivo e contribuindo com o desenvolvimento do Estado por meio das empresas do Grupo Edson Queiroz e da Fundação Edson Queiroz.

Compartilhe:
Veja Mais