Últimas Notícias
Presidente da FIEC participa da assinatura da ordem de serviço para o início das obras do campus do ITA em Fortaleza
Home Últimas Notícias Presidente da FIEC participa da assinatura da ordem de serviço para o início das obras do campus do ITA em Fortaleza

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou nesta quinta-feira (19/09), da cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras de implantação do campus do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) em Fortaleza. A solenidade aconteceu no Palácio da Abolição, com a presença do Governador Elmano de Freitas, e dos Ministros da Educação, Camilo Santana, e da Defesa, José Mucio, assim como o Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno.

O ITA terá a sua sede no Ceará na Base Aérea de Fortaleza. As obras de construção e adequação serão realizadas por meio de convênio celebrado entre o Governo do Ceará e o Governo Federal, com investimento total de R$ 180 milhões, com repasse inicial de R$ 71 milhões.

O campus do Instituto na capital cearense contará com a implantação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT), projeto que é fruto de Acordo de Cooperação Técnica entre Ministério da Defesa, o Governo do Ceará, Aeronáutica, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sistema FIEC, por meio do SENAI Ceará. A estrutura será composta pelo Centro de Inovação e Pesquisa Tecnológica do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e pelo Instituto SENAI de Inovação (ISI). A parceria foi selada durante a abertura do FIEC Summit 2024, no último mês de agosto.

Ricardo Cavalcante avaliou que este é um momento histórico para todos aqueles que trabalham pelo desenvolvimento do estado do Ceará, e destacou a importância de ter o ITA de mãos dadas com a Indústria cearense na formação profissional e capacitação de mão de obra para os desafios do futuro, especialmente no campo das energias renováveis.

“A implantação do ITA em solo cearense é mais um alicerce para o que estamos construindo junto a diversos atores de poder público, setor produtivo e academia, em prol do desenvolvimento econômico e social do Ceará. Nós vivemos hoje uma grande mobilização em torno da produção do hidrogênio verde, dos investimentos que já estamos recebendo aqui para a produção de energia limpa. E para que tudo isso ocorra nós vamos precisar de gente pronta para trabalhar nas áreas de tecnologia e inovação. O SENAI faz esse papel e agora teremos a Aeronáutica como grande parceiro e realizador dentro do nosso estado”, afirmou o Gestor da FIEC.

Para o Governador Elmano de Freitas, trazer o ITA para o Ceará transformará com fortes impactos o Ensino Superior e a Pesquisa no Norte-Nordeste. Além disso, o chefe do Executivo apontou que a entrega da obra trará consolidação de investimentos e geração de emprego e renda para os cearenses. “Quando nós trazemos o ITA para cá, nós estamos trazendo uma ideia que é juntar governo, academia, investidores, para que isso possa propiciar novos produtos, novas tecnologias e toda uma nova economia para o Brasil e para o estado do Ceará”, disse.

Elmano agradeceu ainda ao Presidente Ricardo Cavalcante pelo papel ativo da FIEC na concretização da estrutura tecnológica e de inovação no campus da Base Aérea. “A FIEC e a CNI foram grandes parceiras. Nós conversamos tudo com o setor produtivo ao longo desse processo para garantir os melhores caminhos. Muito obrigado, Ricardo, pelo trabalho desenvolvido em conjunto”, concluiu.

O Ministro Camilo Santana lembrou que o ITA era “um sonho antigo” dos cearenses e que, em menos de um ano, com as parcerias firmadas, esse sonho encontrou as garantias necessárias para ser tornado realidade. “Teremos aqui uma convergência de pesquisa, de inovação, de tecnologia e de formação com o que há de melhor no Brasil. Hoje é um dia histórico para o Ceará e para o Nordeste brasileiro. É de mãos dadas que vamos garantir esse grande feito, que será um grande legado para os cearenses e para o nosso país.”

O primeiro vestibular para o ITA no Ceará será realizado neste semestre de 2024: a prova geral no dia 13 de outubro e as provas específicas entre os dias 5 e 8 de novembro. A turma inicial do campus fará parte dos cursos em São José dos Campos-SP, sede principal do Instituto, até que a obra no Ceará fique pronta. A expectativa é que o campus seja entregue no prazo de dois anos.

Segundo o Ministro da Defesa, José Mucio, em nenhum momento foi pensado outra sede fora de São José dos Campos a não ser a unidade do Ceará. Isso porque quase metade dos aprovados nos exames para o ITA são estudantes cearenses. “O Ceará receberá um campus do ITA por absoluto mérito. Todo ano o ensino cearense mostra ao Brasil como é eficiente e como os cearenses se dedicam à Educação”, contou aos presentes na cerimônia.

Em sua fala, o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno elogiou a estrutura e os serviços prestados pelo Sistema FIEC e pelo SENAI no Ceará, e parabenizou a Federação das Indústrias por garantir um setor produtivo unido e disposto a investir em ações de inovação e qualificação profissional. “Espelhado naquilo que nós fazemos em São José dos Campos, aqui, por uma gestão da FIEC do nosso querido Ricardo Cavalcante, nós teremos o Instituto SENAI de Inovação, que complementa a tríplice hélice de trabalho do governo, da universidade e da indústria. Muito obrigado à Federação das Indústrias do Ceará por essa parceria”, reforçou.

Estiveram presentes na cerimônia a Presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; a Senadora Augusta Brito; a Vice-Governadora do Ceará, Jade Romero; o 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado; a Secretária de Relações Internacionais do Ceará e Vice-Presidente da FIEC, Roseane Medeiros; o Ex-Presidente da FIEC e Presidente do Sinditrigo, Roberto Macêdo; o Diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves; o Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; o Diretor do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; o Coselheiro Fiscal da FIEC, Marcos Albuquerque; além de deputados, secretariado estadual, autoridades militares, presidentes de sindicatos e empresários.

Compartilhe:
Veja Mais