Nesta segunda-feira (11/09), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, recebeu o Reitor da Universidade de Fortaleza (Unifor), Randal Martins Pompeu, em uma visita de cortesia para discutir potenciais parcerias e convênios envolvendo as duas instituições na área da Educação. Também participaram do encontro o Diretor Regional do SENAI Ceará e Superintendente do SESI Ceará, Paulo André Holanda; a Superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes; a Coordenadora do Núcleo ESG da FIEC, Alcileia Farias; e a Diretora de Comunicação e Marketing da Unifor, Ana Quezado.
“Para nós é muito importante receber o Reitor da Unifor, uma das maiores universidades privadas do Brasil, para que possamos debater os desafios da indústria, divulgar o trabalho do SESI, do SENAI e do IEL, e fazer uma interligação, como as que estamos fazendo com outras universidades. Ficamos muito felizes com a visita e queremos dar continuidade a esse trabalho”, destacou Ricardo Cavalcante.
Durante a reunião, o Presidente da FIEC falou sobre o papel da Federação no fomento aos projetos de Hidrogênio Verde no Ceará e ressaltou a importância das universidades na pesquisa e na formação de pessoas para atuarem no segmento.
Também foi discutida a possibilidade de trocas de experiências entre alunos da Unifor e do SENAI Ceará, SESI Ceará e IEL Ceará, a partir de convênios entre as instituições, e ainda visitas promovidas pela Federação às indústrias cearenses e às instalações do Sistema FIEC, como os laboratórios do SENAI Ceará.
“As ânsias da indústria só serão resolvidas com a universidade ao nosso lado. A Educação está acima de tudo, e as mudanças serão muito fortes na área do conhecimento”, acrescentou Ricardo Cavalcante.
A visita foi a primeira do professor Randal Pompeu no cargo de Reitor da Unifor, assumido em dezembro do ano passado. Segundo ele, um dos seus principais propósitos na gestão é estreitar os laços com a FIEC.
“Assumi recentemente a reitoria e um dos propósitos é aproximar a Unifor e a FIEC, e a ideia foi muito bem aceita. Vários projetos já poderemos fazer de imediato, não só capacitações, mas treinamentos e cursos. A Universidade de Fortaleza está de portas abertas para realizar parceria com a FIEC”, afirmou.
Na ocasião, Pompeu ainda apresentou ao Presidente da Federação o projeto do Mundo Unifor, evento realizado a cada dois anos voltado para a disseminação científica, artística e cultural, e que deve ter uma nova edição em 2023. “É um evento que converge ensino, pesquisa e extensão num só movimento, com palestras em Tecnologia, Direito, Saúde e outras áreas”, pontuou o Reitor.