
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou na manhã desta quarta-feira (9) de uma Sessão Solene no Congresso Nacional, em homenagem ao centenário do empresário cearense Edson Queiroz. Cavalcante destacou a relevância do legado deixado por Queiroz, que faleceu de forma prematura em um acidente aéreo em 1982.
“Edson Queiroz foi o maior empresário do Ceará no século passado. Hoje, seu nome está associado ao maior grupo empresarial do Estado. Só tenho a parabenizar pelo grandioso legado que ele deixou”, afirmou Ricardo Cavalcante.

“O setor industrial do Ceará conta, atualmente, com o maior grupo de água mineral do país, a Minalba. A Esmaltec, fundada por ele, é o maior grupo do setor metalmecânico, e o Grupo Edson Queiroz também é o maior produtor de gás do Brasil. Além disso, na área de jornalismo, a TV Verdes Mares (afiliada da Globo no Ceará) tem um papel importante”, complementou o presidente da FIEC.
Autor da proposta de homenagem no Congresso, junto com a deputada federal Fernanda Pessoa (União-CE), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) ressaltou que Edson Queiroz foi um homem à frente de seu tempo. “Foi um visionário e merece todas as homenagens”, disse Girão.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também parabenizou a iniciativa. “A história de Edson Queiroz está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento do Ceará nos últimos 100 anos. Ele foi um idealista e, acima de tudo, um sonhador, apaixonado pelo Ceará e pelas suas ações. Foram homens como ele que impulsionaram o fortalecimento da economia cearense, acreditando que a educação é o único caminho para construir uma sociedade mais justa e fraterna. Parabéns à família que seguiu e mantém vivo seu legado”, discursou Camilo.