
O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, participou, nesta quinta-feira (19/10), do Conexão ODS, um dos maiores eventos de sustentabilidade do país, promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil e pela organização cearense Somos Um CE. Durante o painel “Agenda Climática em Energia para uma Transição Justa”, Ricardo Cavalcante falou sobre o potencial competitivo do Ceará no cenário mundial de transição energética e a contribuição que o Estado tem a oferecer no combate às mudanças climáticas.
O evento contou com a presença da Fundadora e Presidente Somos Um, Ticiana; do CEO do Pacto Global da ONU no Brasil, Carlo Pereira; da Coordenadora da Coalizão pelo Impacto em Fortaleza, Beatriz Fiuza; do Diretor de Operações da Qair Brasil, Gustavo Silva; do Gerente de Meio Ambiente do Pacto Global da ONU no Brasil, Alexander Rose; e da CEO do BlendbGroup, Liane Freire.
Na visão do Presidente da FIEC, o Nordeste, em especial o Ceará, tem capacidade para liderar a mudança da matriz energética no Brasil, destacando a importância de regulamentar a produção de energia eólica, solar e do hidrogênio verde, além de ampliar a rede de transmissão.
Segundo Ricardo Cavalcante, somente no segmento de energia solar, a cada 1 GW produzido, serão gerados cerca de 7.800 empregos, número que evidencia o impacto social que a produção de energias renováveis pode gerar no Brasil, principalmente entre as camadas mais pobres da população.