O presidente do Conselho Temático de Infraestrutura, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Heitor Studart, participou na última quarta-feira, 27/01, da primeira reunião de 2021 do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Durante o encontro, foram discutidos três temas relacionados à estrutura e logística, com o objetivo de promover uma maior integração das políticas de planejamento das Federações das Indústrias a nível nacional.
O primeiro tema discutido foi “os transportes de carga: uma visão atual e sugestões para reduzir custos”, no qual foram definidos pleitos dos modais rodoviários, ferroviários e aquaviário, em que serão priorizadas ações a serem encaminhadas ao Governo Federal, por meio do Ministério de Infraestrutura.
Outro assunto que entrou na pauta foi a “nova lei de licitações: pontos positivos e negativos”. O projeto de lei 4253 encontra-se aprovado no Senado, aguardando publicação para encaminhamento e sanção presidencial. Essa lei define as regras para todas as licitações públicas de obras, serviços e projetos de engenharia civil do país. Além disso, os participantes também abordaram os pontos positivos da nova lei e os aspectos que precisam de melhoria. Essas análises serão divulgadas em breve a todos os sindicatos interessados.
O último assunto debatido foi a “abertura integral do mercado de energia elétrica: apontamentos relevantes”. Sobre esse assunto, foram levantadas as necessidades do setor, envolvendo os produtores de energia tanto do mercado cativo, quanto do mercado livre.
“As reuniões são de suma importância para que o setor de infraestrutura possa traçar panoramas e debater temas relevantes da categoria, a fim de se manter alinhado junto ao Governo Federal”, afirmou Heitor Studart.