O Presidente do Sindicato das Empresas de Reciclagem de Resíduos Sólidos Domésticos e Industriais no Estado do Ceará (Sindiverde), Mark Augusto Lara, participou do debate durante audiência pública para debater a atuação dos consórcios públicos de resíduos sólidos no Estado. O evento, realizado nesta sexta-feira (23/06), foi promovido pela Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
O debate foi solicitado pelo Presidente da Comissão, deputado Lucinildo Frota, e contou com a presença do Vice-Presidente do colegiado, deputado Renato Roseno.
Mark Augusto falou com entusiasmo sobre a reunião, que discutiu, também, a criação dos Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos do Ceará. A medida poderá garantir o fornecimento de insumos e matéria-prima para alguns segmentos da indústria de transformação local.
Além disso, o Presidente do Sindiverde projetou a possibilidade de um incentivo ao setor pelos serviços de retirada dos resíduos sólidos.
“Estamos ansiosos com a criação dos consórcios públicos de resíduos sólidos do ceará, para conseguirmos manter os resíduos recicláveis em nosso estado, que para nós das indústrias de transformação é matéria-prima”, disse.
“Precisamos também que os gestores observem o que fazemos com nosso trabalho, porque através de nossas empresas fazemos a retirada dos resíduos sólidos da rua, portanto fazendo um serviço público. E por isso deveríamos receber isenção de impostos para compras de insumos e ou equipamentos e veículos utilizados na limpeza pública.”, completou.