O presidente eleito da FIEC, Ricardo Cavalcante, realizou a abertura da reunião dos associados ao Sindienergia, que discutiu diversos assuntos de interesse dos empresários ligados ao setor no Ceará. O encontro destacou os serviços oferecidos pela entidade aos sindicatos filiados e o fornecimento de informações, por meio do Observatório da Indústria.
Durante a reunião os associados discutiram os avanços do Projeto FIEC Solar. O Ceará, por estar inserido no semiárido nordestino tem um volume de insolação dos mais altos do mundo, sendo uma fonte significativa desse tipo de energia renovável.
E isso é tão relevante, que Fortaleza já ocupa a segunda colocação entre todos os municípios do Brasil em geração de energia fotovoltaica por geração distribuída, modalidade na qual o consumidor gera sua própria energia.
Junto com a geração eólica, a energia solar fotovoltaica deverá representar, em poucos anos, a principal fonte energética do Estado, com a implantação de novas usinas solares em território cearense, ou com o aumento da microgeração distribuída.
Os principais pontos da reforma tributária e os impactos sobre as empresas do setor também foram debatidos. A reunião contou, também, com uma apresentação do consultor Marcos Braun, que falou sobre Gestão Orientada para Resultados.