
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), anunciou, nesta sexta-feira (11/04), durante sessão solene em homenagem ao Dia do Prefeito, realizada no Plenário 13 de Maio, o compromisso da atual gestão em abrir ainda mais as portas da Casa Legislativa para a população cearense.
“Estamos encomendando um projeto arquitetônico, vamos conversar, talvez até fazer um concurso. Nosso interesse é, verdadeiramente, abrir a Casa do Povo cearense para o povo cearense, abrir cada vez mais a Assembleia Legislativa para a população. Que todos saibam que esta é uma Casa de leis e de fiscalização, por onde, ao longo de 190 anos, passaram todos os grandes projetos transformadores do Ceará — e os que estão por vir”, afirmou.
Dando continuidade aos projetos voltados para a aproximação com a sociedade, o presidente também comentou os planos de revitalização da sede da Alece. “Nós queremos reabrir as galerias, abrimos agora a entrada pela Avenida Desembargador Moreira e queremos abrir os jardins da Casa. Futuramente, retirar os gradis, colocar áreas para ginástica, exercício, brinquedos para crianças, fazer área de piquenique, para que, aos sábados e domingos, a população do entorno se aproprie desse projeto arquitetônico tão belo que é a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará”.
Ainda dentro dessa proposta de integração, o presidente anunciou a criação de um espaço de representação simbólica dos municípios cearenses. “Um dos nossos projetos será construir aqui um pavilhão onde nós teremos as 184 bandeiras, do leste a oeste, nos 150 metros da Casa, representando todas as prefeituras municipais, como existe na Organização das Nações Unidas (ONU). Então, a gente tem uma série de projetos que, ao longo deste ano, devemos executar, porque aqui nós representamos os 184 municípios do Estado”, assinalou.
O presidente do Parlamento cearense reforçou que, além de legislar e fiscalizar, a Alece também cumpre um papel ativo na oferta de serviços à sociedade. “Nós temos aqui à disposição dos senhores prefeitos, das câmaras municipais, de organismos não governamentais, da academia, de instituições sociais uma série de atividades”, assinalou.
Entre as ações citadas estão a atuação da Procuradoria Especial da Mulher (PEM), presente em mais de 100 municípios; o Escritório Frei Tito de Alencar de Direitos Humanos (EFTA); o Centro de Mediação e Gestão de Conflitos (Cemgec); o Comitê de Responsabilidade Social (CRS) e o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), que trata hoje, de forma respeitosa, a questão do espectro autista e da trissomia do cromossomo 21 (conhecida como síndrome de Down).
Também foi destacado o trabalho do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense (MMLC) e do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor da Alece (Procon Alece), que está presente em várias câmaras municipais e que, no ano passado, realizou quase 18 mil atendimentos.
Outro ponto de destaque foi a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), que, por meio do programa Alcance, forma milhares de estudantes com cursos profissionalizantes e preparatórios para o Enem e vestibulares, em parceria com diversas prefeituras e câmaras municipais. A iniciativa se soma ao trabalho desenvolvido pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos.
“Temos uma série de outras atividades, como a Assembleia Itinerante, o Vem pra Alece, além do sistema de comunicação desta Casa, que está à disposição de todos”, completou.