
A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, se reuniu, nesta segunda-feira (10/2), com as representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Lívia Gouveia e Katia Sousa para apresentar o projeto Espaço Girassol e discutir parcerias estratégicas para sua implementação. O encontro teve como objetivo detalhar o funcionamento do equipamento, que será referência no atendimento a pessoas com deficiência, oferecendo diagnóstico, tratamento e inclusão social na capital cearense.
Durante a apresentação, a primeira-dama destacou a importância da articulação com o BID para ampliar o impacto do projeto e fortalecer políticas públicas voltadas à inclusão.
“Nosso objetivo é criar um ambiente que acolha, diagnostique e acompanhe cada indivíduo de forma integral, promovendo autonomia, qualidade de vida e inclusão real na sociedade. Angariar parcerias para agilizar o desenvolvimento é essencial para viabilizar o Espaço Girassol e garantir que ele cumpra seu propósito de oferecer atendimento especializado e inclusão para pessoas com deficiência. Esse diálogo com o BID foi uma oportunidade valiosa para apresentarmos o projeto e, ao mesmo tempo, recebermos orientações sobre como podemos estruturar melhor essa iniciativa, ampliando seu alcance e impacto na vida das famílias fortalezenses,” afirmou a primeira-dama Cristiane Leitão.
O Espaço Girassol é um compromisso da gestão do prefeito Evandro Leitão e faz parte de uma ampla política de acolhimento e cuidado voltada para crianças, jovens e adultos atípicos, além de suas famílias. A iniciativa busca garantir assistência especializada e suporte multidisciplinar, funcionando como um ponto de apoio essencial para a promoção da qualidade de vida e da autonomia dos atendidos.
Também participaram da reunião a vice-presidente da Funci, Saskya Vaz, a secretária da Saúde, Socorro Martins, o secretário da Juventude, Júlio Brizzi, a secretária executiva dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cynthia Studart, além do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Secretaria da Proteção Social do Estado, Sandro Camilo Carvalho.