O senador Prisco Bezerra (PDT-CE) destacou na última quinta-feira (13/02), em discurso no plenário do Senado Federal, o processo de evolução da educação no Ceará e defendeu a ampliação do prêmio “Escola Nota 10”. “Os avanços educacionais no Ceará, um Estado nordestino que possui níveis ainda elevados de pobreza, mostra como a boa administração aliada a recursos bem direcionados e a uma boa ideia pode produzir uma verdadeira revolução numa área tão sensível quanto a da educação“, argumentou.
O Senador ressaltou que, entre os anos de Entre os anos de 2009 e 2015, o Ceará melhorou significativamente seu Índice de Desencolvimento da Educação Básica (IDEB), passando da 16ª para a 5ª posição, à frente de estados muito mais desenvolvidos, como Rio de Janeiro e o Distrito Federal. Segundo Prisco, para chegar nesses resultados o Ceará apostou na junção de três variáveis: vontade política, metodologia e muito trabalho do Poder público e de toda a comunidade escolar.
Como parte da metodologia aplicada na rede pública cearense, Prisco citou o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), implantado em 2008 em todo o Estado com foco na alfabetização; e o prêmio Escola Nota 10, “grande catalisador necessário para que houvesse uma reversão dos indicadores, elevando o Ceará para o 5º no ranking nacional do IDEB”.
É justamente esse prêmio que o Senador quer ampliar para todo o País. Na semana passada, ele apresentou o projeto de lei nº /2019, propondo a criação do Prêmio Nacional Escola Nota 10, nos mesmos moldes da experiência já bem-sucedida do Ceará, para que o Congresso Nacional possa conhecer, avaliar e aprofundar essa discussão. “Tenho certeza de que aí reside um segredo que deve ser revelado para todo o Brasil”, argumentou.